O zagueiro Edu Dracena é o destaque do livro que será lançado no dia 14, na livraria Martins Fontes, em Santos, contando a conquista do Tri campeonato do Santos no Campeonato Paulista. Ele que vive um grande momento na vida pessoal e profissional fará parte do livro, assinando o prefácio já que é o capitão do peixe.
A editora Magma Cultural e o Santos Futebol Clube lançam o livro em homenagem ao alvinegro praiano. “Santos 3 x TRI” é de autoria de Vitor Loureiro Sion, jornalista da Folha de S.Paulo, e o prefácio é assinado pelo capitão do Santos, Edu Dracena.
O lançamento acontece dia 14 de junho, às 19 horas, na livraria Martins Fontes, em Santos, com presença do presidente do Santos, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, e do capitão Edu Dracena.
O livro descreve as histórias dos três tricampeonatos do Clube – 1960/61/62; 1967/68/69; e 2010/11/12 –, com destaque para o último, conquistado em 2012, ano do centenário do Santos. No prefácio Edu Dracena conta um pouco da sua trajetória como atleta, e ressalta que foi no Santos que obteve as suas maiores conquistas. O capitão ainda destaca a importância do incentivo dos torcedores.
A obra é de autoria do jornalista Vitor Loureiro Sion, que também é autor do livro “É TRI – O Santos reconquista a América após 48 anos”, em comemoração a conquista da terceira Libertadores da América pelo Santos em 2011. Jornalista formado pela PUC-SP, Sion também cursou História, na USP, e Política, na Universidade Santiago de Compostela, na Espanha. Trabalha na Folha de S.Paulo desde agosto de 2010. Antes disso, também passou pela agência italiana de notícias Ansa e pela Federação Paulista de Futebol.
Bicampeão paulista em 2010 e 2011, o Santos teve neste Paulistão Chevrolet 2012, a chance de fazer história com a conquista do tricampeonato, algo que havia sido alcançado pela última vez pelo próprio Santos, em 1969. Nestes 41 anos, em seis temporadas uma equipe teve a oportunidade de conquistar o tri, mas falhou. Na história, o time da Vila Belmiro se igualou ao Corinthians, ambos tricampeões em três oportunidades; Palmeiras e SPAC em uma, já conquistaram o feito. Ninguém, porém, jamais superou o tetracampeonato do Paulistano, na segunda década do século passado.
Ainda o quinto maior vencedor de conquistas estaduais mesmo tendo encerrado sua participação na competição em 1929, o Paulistano soma 11 títulos e quatro deles conquistados de forma consecutiva, um recorde até os dias atuais, entre os anos de 1916 e 1919, ainda pela Associação Paulista de Esportes Atléticos.
Antes, porém, o São Paulo Athletic Club, famoso Spac, conquistou o primeiro tricampeonato da história de São Paulo entre os anos de 1902 e 1904, ou seja, nas três primeiras disputas da competição. À época, a LPF, Liga Paulista de Foot-Ball era quem organizava a competição.
Sem levantar a taça estadual desde 1984, o Santos surpreendeu ao conquistar os títulos de 2006 – por pontos corridos – e de 2007, contra o São Caetano. No entanto, já sem Vanderlei Luxemburgo e sob o comando de Emerson Leão, o time da Vila Belmiro fez uma campanha razoável na Taça Libertadores, mas dentre os que buscaram o tri, foi quem ficou mais longe de conquistá-lo.