A chegada das festas juninas faz aumentar as vendas nos supermercados e lojas de fantasias e acessórios. Os supermercados ganham decoração específica e oferecem aos consumidores espaços com os produtos típicos da época, como o amendoim, pipoca e a canjica.

Nos Supermercados Troyano, as vendas desses itens chegam a dobrar, em comparação aos outros meses. “As vendas de produtos juninos crescem até 50% nessa época do ano”, afirma Edilson de Camargo, gerente comercial. Ele ainda acrescenta que o milho de pipoca é o pioneiro nas vendas, seguido da canjica branca, amendoim, fubá, achocolatado, gengibre, vinho, água ardente e doces tradicionais, como o pé de moleque, paçoca, entre outros. Além de outros como os produtos descartáveis, entre eles, copos, potes e talheres.

No Supermercado Milena, o aumento das vendas desses produtos não é diferente. De acordo com Tânia Paschoaloto, gerente do Milena, a diferença de preço em comparação ao ano passado é quase despercebida. “Os preços praticamente são os mesmos, alguns não mudaram porque a negociação com os vendedores são boas. A diferença é percebida mesmo no amendoim que sempre varia de um ano para outro”.

TRAJES – A venda de chapéus de palha também gira em torno dos 50%, segundo informou a proprietária da loja Tudo é Festa (Dracena), Juliene Santos. “A maioria dos chapeis são para as crianças dançarem quadrilhas. Os pais muitas vezes aproveitam e compram também os trajes típicos, como vestidos e a camisas xadrez”.