A coligação “Monte Castelo para Todos”, composta pelos partidos PSDB-PPS e PCdoB, tem como candidatos a prefeito, José Sadao Koshiyama e a vice-prefeito, Antonio Pereira Neves (Toninho Neves), ambos do PSDB.

A coligação apresenta seu programa de governo para Monte Castelo, para o período de 1º de janeiro de 2013 a 31 de dezembro de 2016, nas áreas da administração pública, saúde, educação, assistência social, habitação, esportes, cultura e lazer. Confira a síntese das principais  propostas dos candidatos que estão contidas no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

DESENVOLVIMENTO – Implementar ações que facilitem as discussões de desenvolvimento da cidade junto aos Conselhos Municipais e apoiar organizações representativas da comunidade, visando sua participação na administração; instituir a Escola Municipal de Governo, em parceria com as universidades da região para a formação de jovens e  membros dos conselhos municipais de políticas públicas.

Estabelecer uma programação anual de eventos, incluindo as principais festas do município, como da padroeira do município, peão de rodeio e Nossa Senhora Aparecida.

Promover a integração entre o Executivo e o Legislativo e entidades representativas da comunidade, assim como o Executivo e os deputados que representam o município nas esferas federal e estadual.

Apoio às ações do Conselho Municipal de Segurança (Conseg); à Polícia Militar e Civil na manutenção e abastecimento das viaturas e nas medidas educativas e preventivas do Programa de Prevenção Contra a Violência e Drogas (Proerd).

PLANO DIRETOR – Instituir o Plano Diretor Municipal, promovendo ações coordenadas e integradas de estudos, planos, programas e projetos definidos pela política de desenvolvimento, previstas no Plano Diretor.

Aprimorar ações para aumentar a captação de recursos nos governos estadual, federal, organismos não governamentais e outros

ADMINISTRAÇÃO – Continuidade na contratação de estagiários para prestação de serviços em áreas específicas da administração; promover cursos de treinamento para qualificar os servidores públicos; melhorar os serviços de controle financeiro; adquirir equipamentos e sistemas de informática, objetivando a eficiência e modernização na prestação de serviços públicos nos órgãos da Administração Municipal.

Atingir 100% das vias públicas urbanas pavimentadas e recapeadas; construir ciclovias; pista de caminhada; biblioteca municipal; complexo esportivo; realizar melhorias nas praças públicas, CCI, Casa de Repouso, Casa da Cultura e do Artesão; instalação de um museu e entreposto de materiais recicláveis; melhorias na Unidade Básica de Saúde (UBS), nos prédios públicos municipais e incentivo à construção de calçadas ecológicas.

Reformas e melhorias no terminal rodoviário; continuar e desenvolver programas de recuperação de fundos de vale, em convênio com o FEHIDRO; controle de erosões; ampliar a rede de galerias pluviais para atender a expansão urbana.

HABITAÇÃO – Construir novos conjuntos habitacionais em parceria com os governos federal, estadual, incluindo os destinados a programas municipais de interesse social; implantar programa de loteamentos populares para a população de baixa renda (até cinco salários), com parcelamento do terreno compatível com a renda familiar.

Melhorar o tratamento do esgoto produzido no município, evitando prejuízos aos proprietários rurais e à população; construção de prédio para creche em parceria com o governo federal e estadual e garantir nas creches e pré-escola, espaços educativos de qualidade.

EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO – Ampliar o atendimento de transporte para a educação, aquisição de veículos de pequeno, médio e grande porte; prosseguir com a aquisição de hortaliças, legumes e frutas produzidas pelos agricultores familiares do município, melhorando o cardápio da merenda escolar.

Implementar a informatização da rede municipal de ensino, criando o Centro de Capacitação à Informática; ampliar o atendimento psicológico e fonoaudiólogo nas escolas.

SAÚDE – Reforma, ampliar e adquirir equipamentos para as unidades básicas de saúde; ampliação dos recursos humanos por meio de concursos públicos; incentivo às ações e campanhas junto aos setores atendidos pela equipe do ESF, como hipertensos e diabéticos, idosos, vacinação, higiene bucal, nutrição, fisioterapia, incentivo a caminhadas; continuidade ao projeto gestantes; ampliação de serviço de média e alta complexidade (ambulatoriais especializados; exames complementares; internação hospitalar e procedimentos de alto custo).

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE – Investir na política agrícola sua participação no orçamento municipal; fortalecer as associações de produtores rurais pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA da Conab e PNAE; implantar projetos de recuperação das matas ciliares dos córregos, através do Programa de Microbacias e Fehidro; recuperação das pastagens; desenvolver ações de conservação e manejo do solo em parceria com os produtores rurais.

O incentivo à cultura, aquisição, atualização e manutenção do acervo da biblioteca pública, da videoteca e do Cine Mais Cultura; apoio ao projeto pró-criança; ampliar vagas no Projeto Guri e na Saúde, implantar o Programa de Gerenciamento Ambulatorial Básico Informatizado, integram as propostas dos candidatos Sadao e Toninho Neves.