A mulher de 45 anos que estava internada no Hospital Regional (HR) de Presidente Prudente com a gripe A (H1N1) morreu no último sábado (7). A Vigilância Epidemiológica (VEM) da cidade confirma a morte, mas afirma desconhecer a causa. Porém, funcionários do hospital informaram ao iFronteira que o óbito ocorreu devido à doença.
Esta é a segunda vítima na cidade da gripe A, popularmente conhecida como gripe suína. Ela era moradora do Ana Jacinta, estaria internada desde 24 de junho e não estava mais em isolamento. Ela tomava medicamento desde quando havia apenas a suspeita da doença, o que é procedimento de praxe.
O outro caso também resultou em morte registrada na cidade no dia 14 de junho.
Quando o iFronteira noticiou a confirmação do segundo caso da doença, a coordenadora do VEM, Vânia Maria Alves Silva, orientou a população de como se prevenir da gripe A. De acordo com ela , cuidados básicos de higiene são eficazes.
“Deve-se fazer a higienização constante das mãos, evitar locais com aglomeração de pessoas e usar lenços descartáveis ao tossir, espirrar ou assuar o nariz. Além disso, a pessoa deve procurar um médico se apresentar qualquer sintoma da doença”, disse.
A gripe A tem os sintomas parecidos com o da gripe normal, como febre repentina, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações e coriza.