Um dos maiores narradores esportivos do País, Osmar Santos, foi homenageado ontem (6), como hóspede oficial do município durante a Fapidra. O decreto foi entregue pela primeira-dama Darcy Rejani.

Durante à tarde, ele esteve na abertura da exposição de suas telas, no hall administrativo da Fundec. Na chegada, Osmar fez questão de cumprimentar todos e reconheceu o amigo Luiz Alberto Nasraui, companheiro da “turma da língua preta”, no final dos anos 1960, em Marília.

O diretor executivo da Fundec, Edson Kai e a coordenadora do curso de Arte, da Unifadra, Daniela Macário, pontuaram a satisfação em recebê-lo. Osmar foi presenteado com um quadro (grafite sobre tela), produzido pelo aluno do 6º termo de Arte, Guilherme Fucks.

A artista plástica e curadora da Academia Brasileira de Arte e Cultura e História, Vânia Rodrigues, que veio acompanhando Osmar, falou do processo dele no desenvolvimento nas artes. “O Osmar começou sua trajetória como arte terapia e, hoje, essa é sua principal atividade. Ele gosta de cores vibrantes, o que demonstra felicidade interior, algo que ele sempre teve”, disse. 

Antônio Carlos Araújo, assessor de Osmar, falou da campanha para o título da bola oficial da Copa do Mundo de 2014 ser denominada “Gorduchinha” e pediu o apoio de todos para votar em www.gorduchinha2014.com.br

Admiradora de Osmar Santos, desde os tempos em que ouvia as narrações esportivas ao lado do marido Martins, já falecido, a professora Maria Izabel Dalessandro Siebra, mais conhecida como Belinha finalmente conheceu Osmar Santos. Ela contou a Osmar Santos que sempre utilizou as expressões “Ripa na chulipa e pimba na gorduchinha”, durante as aulas lecionadas nos 30 anos de carreira, nas escolas da cidade e municípios vizinhos. “Sou uma grande admiradora da sua trajetória”, revelou.

SERVIÇO – A exposição, organizada pelo curso de Arte da Unifadra e Secretaria Municipal de Cultura, está no hall do prédio administrativo da Fundec, de segunda (9) a sexta-feira (13), das 8h às 22h. As obras estão à venda e os interessados podem procurar o departamento de Comunicação.

BIOGRAFIA – Formado em Educação Física, Administração e Direito, Osmar Santos trabalhou como locutor esportivo nas rádios Jovem Pan, Record e Globo. Em 22 de dezembro de 1994 sofreu um grave acidente automobilístico e que afetou sua fala, que era seu dom. Hoje como artista plástico, dedica parte de seu tempo em pinturas sobre telas.

Foi um dos melhores narradores de futebol do rádio brasileiro. Faziam parte da equipe comandada por Osmar na Rádio Globo, na fase de maior sucesso: Loureiro Júnior e Carlos Aymard (comentaristas), Fausto Silva, Roberto Carmona e Henrique Guilherme (repórteres de campo). E os também narradores: Oswaldo Maciel, Oscar Ulysses e Odinei Edson (esses dois últimos, seus irmãos). 

Com base nessa experiência, ele e sua equipe passaram a apresentar o programa e variedades Balancê (que tinha na produção Odir Cunha, com Lucimara Parisi na produção artística).