A luta de Anderson Silva no último domingo (8), que conseguiu manter o cinturão dos meio-médios do UFC, levantou ainda mais um esporte que está em alta nos últimos tempos e que tem ganhado muitos adeptos também na região de Presidente Prudente, o MMA. No Brasil a sigla é conhecida como Artes Marciais Mistas, pois o esporte é uma combinação de várias lutas.

“O atleta tem uma preparação física, uma preparação com a luta no chão e uma com a luta em pé”, explica o professor de MMA, Genivaldo Pereira de Araújo, que trabalha em uma academia de Dracena.

Outro professor da cidade, Marcos Hashimoto, ensina apenas jiu-jitsu, mas conta que a procura pelas aulas também aumentou.

“Nos últimos meses nós tivemos um aumento de mais de 150% pela procura do jiu-jitsu, pois é uma das bases do MMA”, fala.

Já o professor e proprietário de uma academia de muay thai e MMA em Presidente Prudente, Renato Cianfa da Silva, revela que a mídia tem ajudado bastante na divulgação do esporte.

“O pessoal tem procurado bastante sim o MMA. Por enquanto o público é masculino, mas as mulheres estão descobrindo aos poucos e se interessando bastante também”, diz.

Apesar de alguns praticantes treinarem pesado para se tornarem fortes competidores, a maioria dos alunos participa das aulas sem muita ambição.

“Eu faço porque gosto, mas não quero seguir carreira. Prefiro encarar apenas como esporte”, revela o estudante João Olavo Clemente.

De acordo com o médico Heleno Cavalcante Neto, alguns riscos devem ser observados antes da pessoa querer lutar MMA. Por isso, a preparação do atleta antes de subir no octógono é essencial.

“Ele deve primeiro fazer uma avaliação médica para avaliar as condições cardiorrespiratória. As principais lesões nos atletas lutadores de MMA são as fraturas principalmente nas mãos, tornozelo e costelas”, informa o médico.

Ainda segundo ele, os principais cuidados devem ser tomados durante os treinos.

“É muito importante que o lutador de MMA use os equipamentos de segurança como luvas, caneleira, capacete e protetor de costela”, salienta.