A secretária da Agricultura e Abastecimento, Mônika Bergamaschi participou sexta-feira, 13, no Recinto de Exposições Kisuke Watanabe, da abertura da 53ª Festa do Ovo de Bastos.

O evento contou com a presença do deputado Mauro Brahato, autoridades civis e militares, representantes de sindicatos rurais da região, expositores e produtores do município.

Considerada a maior feira agro-avícola do País no setor de postura comercial, a  Festa reúne empresas que atuam na cadeia produtiva do ovo, expondo o que há de mais moderno em tecnologia de maquinários e insumos para o setor.

A secretária Mônika destacou que São Paulo é o Estado líder na produção e no consumo de ovos e lembrou que hoje as pesquisas demonstraram o seu valor nutritivo.

Bergamaschi reiterou os investimentos que o governador Geraldo Alckmin vem realizando em pesquisas no setor agropecuário, como o laboratório instalado em Bastos que desenvolve estudos e pesquisas avançadas no combate e prevenção de doenças aviárias.

Bragato ressaltou a importância da Festa do Ovo, para a economia de São Paulo, Estado que segundo ele, possui o segundo maior PIB da América do Sul, ficando atrás somente do PIB nacional.

 “A Festa do Ovo tem esse significado, demonstra o potencial econômico do agronegócio paulista”, afirmou.

O deputado também ressaltou que Bastos é uma cidade que se desenvolveu. “O município teve nos últimos anos, o apoio do Governo do Estado e está interagindo com os investimentos que recebe”, apontou.

Representaram Dracena na abertura da Festa, o secretário da Agricultura, Eduardo Basso e o presidente do Sindicato Rural Patronal, Lupércio Chagas Neto.

PRODUÇÃO – Bastos produz mais de 14 milhões de ovos por dia, o equivalente a 600.338 ovos a cada hora. O consumo diário de ração nas granjas de Bastos é de 1.840 toneladas por dia; 1.171 toneladas de milho e 429 de soja. Na abertura também foi realizada jornada técnica, com palestras que abordam o desenvolvimento do setor avícola.

Durante o evento, é realizado a jornada técnica, que se consiste em um ciclo de palestras com especialistas na área da avicultura. A Festa termina hoje (15), com shows e exposições.