A Prefeitura está em fase de complementação e conclusão do sistema de segurança municipal que está operando de forma experimental em vários pontos da cidade.

O projeto que deverá estar pronto para ser inaugurado na próxima sexta-feira (27), às 9h, no salão nobre da Divisão Municipal de Educação, e contará com presença de autoridades, representantes do comércio e indústria local, representantes de classes e convidados da nossa região. 

Para a implantação desse sistema, a administração municipal em conjunto com as diretorias de Saúde e Educação vem conduzindo os trabalhos com eficácia para que as câmeras sejam instaladas em pontos estratégicos da cidade, uma vez que, o monitoramento será de 24 horas ininterruptas. 

Segundo o diretor municipal da Saúde, Jorge Chihara, além de monitorar o trânsito e trazer grandes benefícios a comunidade, a exemplo de outros municípios, o projeto de vídeomonitoramento de segurança eletrônica tem como objetivo inibir a violência, assaltos, roubos e furtos no comércio, indústria e residências. 

“Os equipamentos terão uma sala especifica para a execução do projeto e através disso buscaremos contar com o trabalho ativo dos profissionais que atuam na área de segurança pública, assistindo os vídeos em tempo real, enfatizou Chihara. 

Falando a reportagem, o prefeito Osmar Pinatto que acompanha de perto a instalação das câmeras de monitoramento disse que será de grande importância a parceria com as Polícias Civil e Militar, os quais poderão estar observando em tempo real os fatos e movimentos estranhos e assim acionando de imediato as viaturas. 

Pinatto disse ainda que, com esse projeto os crimes e golpes que acontecem em na cidade sofrerão queda e que todos os vídeos gravados em alta tecnologia estarão à disposição da Polícia e da Justiça, possibilitando assim o desvendamento de crimes, identificação de veículos e pessoas.

O projeto que vem sendo feito com recursos próprios do município prevê também o monitoramento na vias próximas e em frente às escolas municipais, contando com criação de uma central de monitoramento com captura de imagens internas e externas exclusiva para as escolas, o que será estendido num futuro próximo para outros órgãos públicos da cidade.