Ontem, 5, foi o último dia fixado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o registro das candidaturas dos prefeitos, vices-prefeitos e vereadores para a eleições de outubro. Nos Cartórios Eleitorais da região, a movimentação foi grande, principalmente no período da tarde. Os registros das candidaturas terminavam às 19h.

Até por volta das 15h, ontem, no Cartório de Dracena, somente duas coligações da cidade tinham entregues os documentos para registros, dos pré-candidatos José Antonio Pedretti (PR) e Célia Brandani (PT) e da coligação de vereadores do PT-PR e PTB.  De Ouro Verde, que também pertence à Comarca, apenas um partido isolado (sem coligação) havia feito os registros dos candidatos.

O presidente do PPS de Dracena, vereador Milton Polon, que providenciava os documentos dos pré-candidatos do partido, informou que estava havendo dificuldades no acesso e preenchimento dos formulários no programa Candex, do TSE.

“O sistema está lento e difícil de preencher os formulários de cada candidato. Segundo o vereador, o TSE poderia estipular um prazo, depois das eleições, para os candidatos eleitos apresentarem os documentos necessários, isso facilitaria para os partidos,” sugeriu.

O presidente do PV de Ouro Verde, Vanderlei Cardoso da Silva, chegou ao Cartório com um notebook para receber no local, as instruções para preencher os formulários no programa Candex. “Está difícil de entender o programa e preencher o formulário”, disse.

 Auresco explicou que o programa  Candex, do TSE é dirigido somente aos partidos e coligações . Os “Cartórios Eleitorais não têm como auxiliar nos preenchimentos”, explicou.

Segundo o chefe do Cartório, os partidos e coligações foram comunicados para antecipar os registros, não deixando para o último dia de prazo. Ele enfatiza que o correto seria um técnico de informática dos partidos e coligações para auxiliar nesse processo.

PROGRAMAS DE GOVERNO – Entre os dados necessários para os registros, incluem, segundo Auresco, as digitalizações das fotos dos candidatos, certidões, partidos, coligações e números que irão concorrer e para os candidatos a prefeito e vice de cada coligação, foi necessário apresentação do programa de governo. “Esses programas dos candidatos estarão disponíveis na internet para a população acompanhar”, explicou. Em Dracena estavam previstos registros de 180 candidatos e de Ouro Verde, 80.

 Nos Cartórios da região, a situação não era diferente. Em Junqueirópolis, segundo o chefe do Cartório, Alex Pitta Fernandes, os pré-candidatos também deixaram para fazer os registros nas últimas horas do prazo final. “Dos 11 partidos, ainda faltam seis para entregar os documentos”, disse, por volta das 16h.

Em Tupi Paulista, a situação estava mais calma, com os responsáveis dos partidos realizando os registros e os casos mais acentuados eram de falta de documentos de alguns candidatos que será regularizado nos próximos dias.