Devido o período de estiagem, há mais de um mês, a cidade registra proliferação de pernilongos em todos os bairros da cidade e, com isso, a população sofre principalmente à noite com as picadas desses insetos.

Para amenizar o problema, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente há aproximadamente três semanas, está aplicando venenos em bocas de lobo, galerias e nas nascentes do município.

De acordo com o secretário Eduardo Basso (Dinho), um trator com uma máquina de compressão aplica o veneno dentro dos bueiros em toda a cidade. “O produto gruda na parede dos tubos e permanece por 30 dias, mesmo assim, por causa da quantidade de inseto, estamos repetindo o processo a cada 15 dias”.

Dinho ressalta que se não chover em torno de 30 a 40 milímetros, a proliferação de pernilongos continuará, mesmo assim, a Secretaria continuará com os trabalhos de intensificar a aplicação do veneno nos pontos estratégicos da cidade.

Para não afetar o meio ambiente, as galerias e nascentes estão recebendo produtos biológicos, enquanto que nas bocas de lobo são utilizadas inseticidas.

O secretário pontua que os moradores devem tomar alguns cuidados e que nesta época, assim como nos outros anos, são comuns os pernilongos se multiplicarem, já que no município existem oito nascentes, lugar ideal para a proliferação do inseto.

ORIENTAÇÃO – Para combater esses pequenos invasores, a dica é evitar que o inseto entre nas casas, isso pode ser feito mediante a colocação de telas em portas e janelas. Alguns cheiros espantam os insetos, que são muito sensíveis a odores. Um repelente natural de grande potência é a planta citronela, o seu óleo é utilizado para repelir mosquitos. Para aqueles que não têm a citronela, o ideal é também passar inseticidas nas plantas e flores das residências.