Durante todo o dia de ontem (3), nove integrantes do Corpo de Bombeiros de Dracena participaram de treinamentos de salvamento e resgate de vítimas em altura.

Os trabalhos que duraram todo o dia começaram na sede do quartel, perto do terminal rodoviário e terminaram em um edifício localizado na avenida Presidente Vargas, quase esquina com a avenida Rui Barbosa, próximo ao local onde é realizada semanalmente a feira livre.
No prédio de 11 andares, os bombeiros escalaram com equipamentos especiais e com o rapel uma altura de 40 metros.

O 1º sargento Sinval da Silva que ministrou o estágio e treinamento disse à reportagem que os bombeiros utilizam neste tipo de salvamento e resgate de pessoas em prédios, cordas, sendo que o rapel é desenvolvido dentro das normas de segurança.

Segundo ele, esse trabalho exige dos bombeiros dedicação e treinamento em altura, a fim de que não ocorra nenhuma falha. “O bombeiro precisa dominar totalmente o equipamento e ter conhecimento de como usá-lo. Ele precisa saber fazer todos os tipos de nó e ancoragem”, disse o sargento.

Sinval explicou ainda que os equipamentos são confiáveis desde que usados adequadamente para não ter falhas que podem ser fatais.

De acordo com o sargento, o bombeiro precisa estar bem preparado física e psicologicamente para realizar o socorro e resgate na altura.

O sargento Sinval da Silva afirmou que todos os bombeiros que participaram do estágio e treinamento tiveram 100% de aproveitamento nas atividades e demonstraram que estão prontos para trabalhar em qualquer tipo de salvamento e resgate de pessoas em altura.

Ele ressaltou que o próximo estágio que é de rotina na corporação deve acontecer provavelmente no final de agosto.

Participaram desse estágio, além do sargento Sinval, o cabo Erédia e os soldados Oliveira, Gerson, Santos, Anderson, Millan, Spadacio e Eder Torres.