Hoje (4) das 9h às 17h, no Lions Clube de Tupi Paulista haverá a campanha de cadastramento de doadores de medula óssea. Em Dracena, o cadastro será realizado na avenida Presidente Roosevelt, n.° 1.018 (ao lado da Sorveteria Doce Gula e do Shopping). A expectativa dos organizadores é arrecadar milhares de possíveis doadores no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).

Na região há quatro casos de pacientes com leucemia, que precisam de doações, entre eles crianças.

Na campanha regional para encontrar um possível doador, o objetivo é o preenchimento das fichas já que a campanha é apenas para fazer o cadastro. Caso haja compatibilidade com algum paciente, novos testes serão feitos antes da doação, segundo as informações da Secretaria Municipal da Saúde de Tupi Paulista.

PROCEDIMENTO – A maneira mais comum de doar a medula óssea é por meio de uma punção, realizada com agulha em um osso na região do quadril (não da coluna como muitos pensam) e os 10% retirados do organismo são recuperados em duas semanas. A doação de medula óssea é um procedimento seguro que não causa qualquer problema a saúde do doador e pode ajudar pacientes que têm o transplante como a única chance de cura.

A campanha é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde de Tupi Paulista em parceria com o Hemocentro de Marília, o Lions Clube e Rotary Club de Tupi Paulista.

REDOME – Desde 2000 funcionando, o Redome localizado no Rio de Janeiro possui mais de dois milhões de pessoas cadastradas. Quem já se cadastrou em outras campanhas, não precisa se recadastrar, uma vez que os dados são mantidos e atualizados diariamente pelo Redome até o indivíduo completar 65 anos. Vale lembrar que, os doadores cadastrados mantenham os dados atualizados no Redome, o que pode ser feito através do site www.inca.gov.br/doador.

Quanto ao número de transplantes, segundo dados do Redome, em 2011, foram realizados um total de 1.732 – crescimento de 7,2% em relação a 2010. Hoje, há 1.205 pessoas aguardando pela identificação de um doador de medula óssea no País.

Em Dracena, a última campanha de medula óssea ocorreu em setembro de 2011 com apoio do Lions Clube Cinquentenário e o Leo Clube, quando foram cadastradas mais de mil pessoas.

PANORAMA – No próximo sábado (11), a população também poderá comparecer ao Panorama Náutico Clube, das 9h às 17h, para fazer o cadastramento de medula óssea na cidade.

PARA DOAR – Ter entre 18 e 54 anos e apresentar o RG original e cartão do SUS (se tiver).

NÃO PODEM DOAR – Pessoas portadoras de Hepatite B ou C; portadores de HIV; pessoas que fazem uso de insulinas ou que fazem ou já fizeram quimioterapia ou radioterapia.