Ontem (11) de manhã, a 49ª Subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil – seção Dracena promoveu evento comemorativo ao Dia do Advogado, na Casa do Advogado local. 

A família do saudoso advogado Hélio Theresino da Silva, representada por Dorothy Maud da Silva com quem foi casado durante 50 anos, a única filha do casal, a promotora de justiça na cidade de Presidente Prudente, Elaine de Assis e Silva Pavarina, as netas Juliane e Caroline e o genro, também promotor de justiça em Prudente, Valdemir Ferreira Pavarina estiveram presentes para receberem a homenagem ao decano dos advogados da Alta Paulista.

A livraria do CAASP, inaugurada no dia 13 de julho, foi denominada ‘Dr. Hélio Theresino da Silva’. Esta é a segunda homenagem que o advogado recebe na cidade. Neste ano, o Centro de Estudo Pesquisa e Extensão da Faculdade Reges de Dracena, passou a ser chamado com o nome do professor “Dr. Hélio Theresino da Silva”.

Vários advogados, delegados e autoridades do município ressaltaram os trabalhos de Hélio Therezino ao longo da vida e a sua importância para a cidade.

HISTÓRIA – Dr. Hélio Theresino da Silva, faleceu no dia 6 de fevereiro de 2010, na Santa Casa de Presidente Prudente, aos 80 anos.

O baiano de Condeúba, porém dracenense de coração, dr. Hélio foi congratulado no dia 6 de setembro de 2001 com o Título de Cidadão Dracenense, pela Câmara Municipal de Dracena. Durante o ano leonístico de 1963/1964, ele foi presidente do Lions Clube de Dracena.

Ele nasceu em 8 de agosto de 1929 na cidade de Condeúba (BA). Graduou-se advogado pela Universidade da Bahia, Faculdade de Direito em Salvador no ano de 1954. Atuou como professor universitário desde 1972, iniciando a atividade na Faculdade de Direito da Alta Paulista. Antes de falecer, era professor e advogado da Reges, anteriormente denominada de Cesd. Também mantinha escritório particular desde 1955. Foi procurador público da Prefeitura de Dracena entre os anos de 1976/1995. Presidente da subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil de Dracena entre os anos de 1984/1983. Colaborador doutrinário da Revista Júris Civil do STF nos anos de 1972/1988.

Teve seus artigos publicados em revistas, jornais, e demais periódicos da Alta Paulista. Foi colaborador doutrinário de toda imprensa na área acadêmico-jurídico da região da Alta Paulista, desde 1960.

Congratulado pela Faculdade de Direito da Alta Paulista, que denominou o Centro de Estudos, que abrange a biblioteca geral e a videoteca da Faculdade de Direito da Alta Paulista de “Centro de Estudos Dr. Hélio Theresino da Silva”, em 1997.

Foi consagrador do Cesd, através de doação de três mil obras de nobiliárquico conteúdo jurídico, que constituíam biblioteca particular e passou a fazer do acervo jurídico da Instituição de Ensino Superior.