A rebelião de internos das unidades I e II da Fundação Casa de Irapuru que aconteceu na terça-feira (21) pela manhã, levou dois rapazes maiores de idade que estavam entre os adolescentes para a cadeia. Leniker da Silva Fernandes Batista, morador de Presidente Prudente e Bruno Camargo dos Santos, que reside em Panorama, ambos de 18 anos, foram autuados pelo delegado Aércio Fajardo Nunes, de Irapuru, por acusação de crimes de dano ao patrimônio público, lesão corporal dolosa, motim, cárcere privado e sequestro.

O delegado Aércio explicou ontem (22) à tarde, a reportagem, que os autuados eram internos da Fundação Casa, pois quando menores cometeram crimes e agora foram presos porque já têm 18 anos e também se envolveram em crimes.

De acordo com o delegado, autoridades policiais, representantes do Ministério Público, do Poder Judiciário e diretores das unidades identificaram inicialmente esses dois maiores de idade, entre os demais, como os principais responsáveis entre os causadores pelo motim ou rebelião ocorrida nas unidades.

Aércio Fajardo Nunes disse ainda que com certeza outros devem ser identificados e entre eles podem ter mais maiores de 18 anos envolvidos.

Leniker e Bruno não tiveram direito a fiança na fase policial e, por isso, acabaram sendo levados para a cadeia de Adamantina e de lá seriam transferidos ao CDP de Caiuá onde ficarão a disposição da Justiça.

A Polícia Civil registrou Boletim de Ocorrência inicial no caso da rebelião tendo como co-autores os internos da Fundação e instaurou inquérito para apuração dos fatos.

O sargento Lyrio, da Polícia Militar de Irapuru disse que ontem, as duas unidades da Fundação Casa onde ocorreram a rebelião voltou a funcionar normalmente ontem.