Para incentivar o descarte certo do lixo, a Diretoria de Saúde de Junqueirópolis irá distribuir à população nos próximos dias, folhetos informativos indicando os pontos  onde os diferentes tipos de lixo devem ser deixados. A campanha inclui desde o lixo doméstico, eletrônico, embalagens de agrotóxicos, pneus usados, até medicamentos não usados ou com prazo de validade vencidos.

O objetivo, segundo a educadora da Saúde, Márcia Gomes é a prevenção  à saúde dos moradores e também preservar o meio ambiente. Resíduos vegetais como folhas de varrição das calçadas e os restos das limpezas dos quintais e jardins, devem ser acondicionados em sacos plásticos transparentes, fornecidos gratuitamente nos postos dos PSFs para serem recolhidos pela prefeitura.

Já os galhos de podas de árvores devem ser transportados  para uma área apropriada, ao lado do Viveiro Municipal.

Lixo eletrônico, como tevês, computadores, aparelhos de som, monitores,  celulares, baterias, pilhas e lâmpadas, devem ser entregues em um ponto adequado para esse fim, instalado na rua São Paulo (antiga “Máquina do Omoto”). O local está aberto de segunda a sexta-feira das 7h às 17h.

ECOPONTO – No mesmo local (Máquina Omoto) funciona o ecoponto, onde são depositados os pneus usados que serão recolhidos pela Associação da Indústria de Pneumáticos (ANIPP) que é responsável pelo destino correto desses pneus.

Para o lixo hospitalar, a orientação é que seja acondicionado em sacos plásticos brancos. “Toda semana uma empresa especializada faz o recolhimento desse lixo”, informa Gomes. 

Quanto aos medicamentos usados e vencidos, a população deve entregá-los Postos de Saúde da Família (PSFs). “Esses remédios nunca devem ser jogados no lixo doméstico ou na rede de esgoto”, alerta a educadora.

AGROTÓXICOS – A devolução das embalagens vazias de agrotóxicos deve ser feita obrigatoriamente, nos estabelecimentos comerciais onde foram adquiridas, observando as instruções dos rótulos e bulas. 

 

ENTULHOS DE CONSTRUÇÕES – Entulho de construção civil, reforma ou demolição, deve ser removido pelo proprietário do imóvel, contratando caçambas para este fim, ou levar para local determinado pela prefeitura, também situado ao lado do Viveiro de Mudas Municipal, onde haverá placas indicativas para não misturar com resíduos vegetais.  “É proibido misturar nesse material, papelão, latas, isopor, resíduos vegetais e lixo doméstico”, aponta o folheto.

ÓLEO DE COZINHA – O óleo de cozinha usado deve ser acondicionado em vasilhames apropriados e levar no PSF mais próximo para realizar a troca de quatro litros de óleo usados, por um litro do novo. O óleo é altamente poluente.

COLETA SELETIVA – Realizada pela Associação de Catadores de Junqueirópolis (Acajunq), a coleta seletiva é realizada uma vez por semana com distribuição gratuita de sacos plásticos. Esse material é recolhido por setores: PSF 1: segunda-feira;  PSF 2 e 7: terça-feira; PSF 4: quarta-feira; PSF 5: quinta-feira PSFs 3 e 6: sexta-feira.

LIXO DOMÉSTICO – Lixo doméstico orgânico e os não recicláveis são coletados semanalmente, às segundas,  quartas e sexta-feira, em seguida, é levado ao aterro sanitário e enterrado.