Proprietários de veículos com placas final 7 devem fazer o licenciamento no mês de setembro. O procedimento pode ser feito até o dia 28. O pagamento do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) é anual e obrigatório para todos os proprietários.
O cidadão tem duas maneiras de providenciar o licenciamento. Pela via eletrônica, é possível realizar o pagamento pelo sistema bancário e receber o documento no endereço cadastrado junto ao Detran-SP. A outra forma é a presencial, numa das unidades da capital; nas Ciretrans ou Seções de Trânsito do interior ou ainda nos postos Poupatempo. O processo de licenciamento custa R$ 62,70, mais R$ 11 para receber o documento pelos Correios.
Para fazer o licenciamento, são necessários original e cópia do CRLV; original e cópia do comprovante bancário de pagamento de eventuais débitos e da taxa de licenciamento; original e cópia do RG ou outro documento válido como identidade. No caso de Pessoa Jurídica, é preciso apresentar cópia simples do contrato social da empresa. Para a capital do Estado, os veículos devem apresentar o laudo de Inspeção Ambiental. As demais datas de licenciamento são: setembro (final 7), outubro (final 8), novembro (final 9) e dezembro (final 0).