O ex-velocista brasileiro, Claudinei Quirino, 41 anos, esteve ontem (4) de manhã, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Dracena (Apae) com o objetivo de definir uma competição de atletismo na escola.
Acompanhado da direção da Apae, Claudinei, conheceu a sede da escola, o Centro de Ecoterapia e os trabalhos desenvolvidos pelos alunos. Ele já conhecia a cidade, mas foi à primeira vez que pôde conhecer de perto as atividades dos discentes e afirmou que está feliz com o que viu. Na parte da tarde seria feita uma reunião entre o ex-atleta e a direção para a realização de um dia de esporte com os alunos da Apae.
Há alguns anos, Claudinei desenvolve vários projetos em Presidente Prudente, cidade em que se destacou no atletismo aos 21 anos. “Eu e outros ex-velocistas somos os únicos dez medalhistas deste esporte no país aposentados pelo governo federal. Todos nós desenvolvemos o projeto Heróis do Atletismo, que percorre as escolas do Brasil com palestras educativas, incentivando os alunos a se tornarem um futuro atleta”.
Outro projeto é com as crianças carentes do bairro Ana Jacinta e Brasil Novo de Presidente Prudente que além de incentivar as crianças a obterem boas notas, tenta descobrir novos talentos para o esporte.
Durante a visita, Claudinei Quirino esteve acompanhado do atleta velocista de Presidente Prudente, Alex Valério ‘Tenente’, que esteve competindo no Jogos Regionais deste ano por Prudente, ele que cursa Educação Física é um dos talentos descobertos por Quirino.
CARREIRA – Claudinei nasceu em Pirajuí (SP) e morou em um orfanato até os 17 anos. Trabalhava em uma lanchonete de um posto de gasolina quando resolveu ir treinar com um amigo de trabalho e foi descoberto por um técnico de atletismo. Ele afirmou que graças ao esporte cresceu na vida e continuou os estudos. O ex-velocista soma uma medalha de prata em Sydney 2000, ouro no Pan-americano de Winnipeg 1999, além de três medalhas em Mundiais. Claudinei ainda participou da Olimpíada de Inverno de Turim 2006, no bobsled, quando encerrou oficialmente a carreira.
Na região a última participação como atleta foi nos Jogos Regionais em Dracena, em 2008.