A Diretoria Municipal de Saúde de Junqueirópolis executa vários programas municipais e um deles é o Apoio Matricial – uma nova metodologia de trabalho para a saúde. Uma forma de organizar e ampliar a oferta de ações em saúde, que lança mão de saberes e práticas especializadas, sem que o usuário deixe de ser cliente da equipe de referência.
A equipe de referência e o apoio matricial, juntos, permitem um modelo de atendimento voltado para as necessidades de cada usuário: as equipes conhecem os usuários que estão sob o seu cuidado e isso favorece a construção de vínculos terapêuticos e a responsabilização das equipes. Esse modelo, além de reunir profissionais de diferentes áreas do conhecimento permite que estes atuem de modo transdiciplinar, sem utilizar percursos de encaminhamentos intermináveis, e sem lançar mão de burocracia da referência e da contra-referência, isso permite a expressão dos saberes, desejos e práticas dos profissionais, bem como um melhor acompanhamento do processo saúde-doença.
Em Junqueirópolis há uma equipe do NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família – que é composta por assistente social, educador físico, nutricionista, pediatra, psicóloga e psiquiatra; além dessa equipe tem também o CAPS, o ginecologista/obstetra e também cardiologista.
Estes profissionais têm um cronograma mensal com as equipes de ESFs auxiliando a identificar o que esta dificultando a qualidade de vida da população.