O Programa de Sustentabilidade da Fundec influencia na gestão das unidades escolares, priorizando a qualidade vida de seus alunos e colaboradores, meio ambiente saudável e incentivo à tecnologia. 

Segundo Pedro Maurílio, diretor de tecnologia da Fundec, no ano passado, foram substituídos 57 microcomputadores com monitores CRTs (tubo) por equipamentos portáteis, econômicos e monitores do segmento LCD. Dessas 57 aquisições, 30 foram para o laboratório de informática da unidade CEP/UME e os outros 27 para os setores administrativos da Fundec.

Ainda de acordo com o diretor, a previsão para o próximo ano é que ocorra a substituição de pelo menos 30 computadores em um dos laboratórios de informática da faculdade Unifadra e 10 monitores na biblioteca virtual. Para Pedro Maurílio, no aspecto sustentável, os pontos positivos no uso dos monitores de LCD são vários: os LCD/LED têm o tamanho reduzido, mais fino. 

Para uso doméstico ou profissional, a diferença é evidente, pois oferece maior espaço sobre a mesa; possuem tela plana, eliminando a distorção de imagem causada pelas curvas encontradas nos monitores CRTs (tubo), oferecendo um aumento da área útil de visualização, evitando assim o esforço visual. “Um monitor CRT (tubo) consome em média 73w ligado, enquanto um LCD consome em torno de 20w, ou seja, 53w a menos, gerando economia para a empresa”, explicou Maurílio.  

Pedro Maurílio explicou ainda que as vantagens podem ser sentidas no menor cansaço visual e a não exposição às radiações emitidas pelos monitores CRTs (tubo).