Ocorreu em Junqueirópolis as atividades programadas pela Polícia Militar para a Semana Nacional do Trânsito (SNT) 2012 entre os dia 18 a 25 de setembro. Com o tema “Década Mundial de Ações para Segurança do Trânsito – Não exceda a velocidade, preserve a vida”, proposto pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito), a PM organizou um calendário de atividades dirigidas especialmente às crianças e adolescentes, reconhecidamente um dos principais alvos das campanhas preventivas e de educação no trânsito. 

Desenvolvida em parceria com a Polícia Civil, Diretoria Municipal de Trânsito, Diretoria Municipal de Educação e CONSEG, as ações contemplaram os estudantes do Ensino Fundamental das escolas municipais, estaduais e Colégio Objetivo. 

Segundo o Sargento da Polícia Militar, Eliomar de Oliveira Gonçalves, responsável pelas atividades, o número elevado de acidentes — com e sem vítimas — em Junqueirópolis chamou a atenção para a necessidade de uma campanha específica. “As estatísticas apontam que o número de infrações de trânsito é muito grande na cidade”, informou. Gonçalves explicou que as palestras educativas abordaram medidas de prevenção de acidentes e de conscientização e respeito com as leis de trânsito. “Orientamos as crianças e os adolescentes sobre a obrigatoriedade do uso do cinto de segurança e do capacete, dicas de viagens, a necessidade de respeitar o limite de velocidade da via e o sinal de pare, o respeito ao pedestre, o uso de bebida alcoólica quando dirigindo e sobre outros cuidados como não dirigir com sono e fazer periodicamente a revisão nos automóveis”, explicou o sargento. Sargento Eliomar classificou como positivo as ações desenvolvidas durante a Semana Nacional do Trânsito na cidade, segundo ele, foi grande a participação dos alunos que puderam esclarecer as dúvidas pertinentes sobre o trânsito local.