A Prefeitura assinou na tarde de ontem (11), o convênio de implantação de internet gratuita em todas as praças públicas do município e nos distritos de Jaciporã e Jamaica. O secretário de Governo da Prefeitura, Luis Gustavo Junqueira, explica que foi dado um prazo de 15 dias para as empresas de informática interessadas em implantar a internet grátis e que elas deveriam fazer o cadastro. 

A única empresa interessada foi a WIIG que estará instalando escritório na cidade no próximo mês, mas já desenvolve trabalhos no município desde o início do ano. A empresa foi representada pela sócia-proprietária da WIIG, a engenheira elétrica, Nara Milanez Morgado de Abreu. 

O convênio foi firmado e será implantado o sistema primeiramente na Praça Arthur Pagnozzi, posteriormente sem data a ser definida, será instalado em todas as praças da cidade.

Nara salienta que o internauta ao conectar-se a rede pela primeira vez, deverá cadastrar o usuário e a senha pelos sites: www.wiig.com.br ou pelo www.wifigratis.com.br. O cadastro é único e servirá para todos os lugares que tem a rede WIIG. 

A população poderá se conectar de forma segura e contará com 500 kbps por usuário.

O custo que ainda não tem uma estimativa de valor definido ficará a cargo da empresa que oferecerá o acesso à internet sem fios (wi-fi), enquanto que a Prefeitura irá disponibilizar apenas os pontos de energia elétrica, para o funcionamento dos computadores (notebooks e iPod), segundo as informações da secretária de Administração, Alessandra Franzotti.

A Câmara no início do mês passado já havia aprovado o projeto de lei (PL) de autoria do Executivo, que autorizava a Prefeitura a implantar a internet gratuita nas praças do município. 

REGIÕES – O serviço de internet gratuita para a população já funciona em cidades vizinhas. Em Junqueirópolis, o acesso à internet via wi-fi funciona para alunos da rede pública municipal, funcionários públicos, professores e educadores em geral e nas praças Álvaro Junqueira (centro) e no parque ecológico. 

No município de São João do Pau D’Alho também existe o serviço que atende as residências da população.