A horta do Projeto Criança Feliz/Mudarte está sendo uma grande atração para os alunos. Recentemente eles cultivam uma couve diferente das demais, é a couve rábano, plantada pelos alunos com a ajuda da professora de horta e jardinagem, Teresa Watanabe.

A professora explica que comprou a semente em Presidente Prudente porque achou diferente a figura impressa na embalagem. Após seis meses desenvolvendo no canteiro do projeto, os alunos ficaram extasiados com a novidade de poder colher algo “diferente”.  

A couve rábano é cultivada em países mediterrâneos e é especialmente apreciada na Alemanha, Áustria e Suíça. As folhas verdes são comestíveis e podem ser preparadas como qualquer couve. A parte redonda usa-se em sopas, guisados ou cozida; é também muito apreciada quando ralada em saladas, tal como a cenoura. Tem um sabor que lembra a avelã, segundo informações da professora.

“Os alunos estão ansiosos para degustar a verdura e poderem descobrir o gosto que tem. Já estamos procurando receitas para preparar para eles, aqui no projeto”, afirmou Teresa.

NUTRIENTES – Metade de uma couve rábano é o suficiente para cobrir as necessidades diárias em vitamina C de uma pessoa. Também é rica em vitaminas A e K, em biotina e ácido fólico, bem como magnésio, cálcio e selênio. As folhas também são extremamente ricas em vitaminas. Segundo o a couve rábano é o cruzamento do nabo com o chuchu.