A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), confirmou nesta terça-feira (4) mais dois novos casos de dengue em Presidente Prudente. Desta vez, as vítimas acometidas pela doença, que é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, foram uma mulher de 33 anos, moradora do Parque Girassóis, e um rapaz de 16 anos, residente no Jardim Monte Alto.
Com os novos registros, o município que tinha até então 203 casos catalogados, contabiliza agora 205 datados desde janeiro, quando foram somadas 1.206 notificações. De acordo com a educadora de saúde da VEM, Elaine Bertacco, há ainda 25 exames suspeitos aguardando resultados.
Considerando os meses já transcorridos, ela lembra que março registrou o maior número de casos. Foram 65. Na sequência, pela ordem, aparecem abril (53 casos), maio (38), fevereiro (29), junho (13), janeiro e julho com três casos cada, e agosto com um caso.
“Importante lembrar que no mesmo período do ano passado, tivemos ao todo 174 casos, sendo que no mês de julho, por exemplo, não registramos nenhum. Essa comparação prova que o mosquito ficou mais resistente, já que o trabalho de prevenção, com visitas de rotina, bloqueio e nebulizações, continuam sendo feitos normalmente pelas equipes de agentes de combate a endemias”, ressalta