A oito dias das eleições municipais, o Cartório Eleitoral de Dracena realizou ontem (28), os trabalhos de lacração das urnas eletrônicas para garantir segurança no dia da votação – 7 de outubro.
Segundo o chefe do Cartório Eleitoral local, Moacir Auresco, o trabalho que começou às 8 horas foi intensificado ao longo do dia com a instalação dos programas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Foram inseridas mídias de resultados e flash de votação, que trazem as fotos dos candidatos e os nomes dos eleitores de cada seção”.
Moacir pontua que representantes dos partidos eleitorais estiveram acompanhando os trabalhos realizados pela equipe do Cartório e o juiz eleitoral Walmir Maurici Júnior, fez auditoria em uma urna de Dracena e de outra que estará em Ouro Verde, para testes verificando se as informações instaladas correspondiam. Após fechado os compartimentos, são colocados seis lacres em cada urna, assinada pelo juiz e em seguida, são recolocadas em caixas, que permanecerão no Cartório até o próximo sábado (6).
As 102 urnas serão transferidas no sábado (6), às 87 sessões (Dracena) e 15 sessões (Ouro Verde). Ao todo, 13 escolas locais e mais duas escolas em Ouro Verde, acomodarão as urnas. Cinco urnas foram preparadas de contingência para caso ocorra algum imprevisto. No domingo (7), dia da eleição, o presidente da seção está autorizado a ligar a urna e deixar tudo preparado para as 8 horas começar a votação.
Em Dracena estão registrados 32.362 eleitores e Ouro Verde votam 5.789 pessoas.
JUSTIFICATIVA – Cada escola terá uma sala específica para aqueles que votam em outra cidade e precisam justificar o voto. O eleitor precisa preencher o formulário manualmente que estará disponível no Cartório Eleitoral ou na própria escola.
MUDANÇA NA SESSÃO – Este ano haverá uma mudança nas quatro sessões da Escola Municipal Guilherme Tammerik, no bairro Brasilândia. Os eleitores que votam nesta escola terão que votar na Escola Alfredo Machado, instalada no mesmo bairro. A medida foi tomada devido à questão de espaço. A Alfredo Machado irá acomodar melhor os eleitores, segundo informações do Cartório Eleitoral.