A Justiça Eleitoral das comarcas na região encerra hoje (28), o trabalho de geração de mídia e lacração das urnas eletrônicas que serão utilizadas no dia da eleição, domingo, 7/10. O procedimento consiste em instalar nas urnas, dois cartões (flashs-cards) e o equipamento denominado Memória de Resultado (MR).
No dispositivo MR que está sendo inserido nas urnas, será gravado o resultado da votação da seção. No encerramento da eleição, às 17h, o MR é retirado da urna para os funcionários da Justiça Eleitoral transmitirem os resultados ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Os cartões de memória contêm a lista de eleitores por seção e os dados dos candidatos, o que possibilita a visualização de seu número e foto na hora do voto.
“Nesses dois cartões também estarão gravados os resultados da votação, como segurança, para o caso de uma eventual falha de leitura do MR”, informa o chefe do Cartório Eleitoral de Junqueirópolis, Alex Pitta Fernandes.
Após a inserção dos cartões e do MR nas urnas, as mesmas passam por testes e em seguida são lacradas. Ontem (27), o procedimento foi realizado no Cartório Eleitoral de Junqueirópolis e hoje acontece em Dracena.
No Cartório de Pacaembu, responsável pelo município-sede e as cidades de Flora Rica e Irapuru, a geração de mídia e lacração das urnas teve início terça-feira, 25, e encerrou ontem, 27.
Em Tupi Paulista, onde estão concentrados mais seis municípios, teve início ontem e encerra hoje.
Segundo Fernandes, a geração de mídia foi feita em 36 urnas, sendo duas de contingências e as lacrações foram feitas pelo juiz e promotor eleitoral, Marcelo Luiz Leano e Rui Ferreira Bodini, além de representantes dos partidos que foram convidados.
Em Junqueirópolis estão registrados 13.100 eleitores. “Cada urna seção contém em média, 360 eleitores”, informa Fernandes. As urnas na Comarca foram substituídas e as novas enviadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), são biométricas que identifica o eleitor por meio da impressão digital. “Esse procedimento não vai ser utilizado na região, pois será testada pelo TSE em apenas algumas cidades do País”, informa Fernandes.
O treinamento dos cerca de 220 mesários e auxiliares será realizado hoje, no Fórum do município.