Dados da Vigilância Epidemiológica de Dracena apontam que de janeiro deste ano até a primeira quinzena de setembro foram notificados 80 casos de aparecimento de escorpiões em residências, a maior incidência (20%) corresponde aos bairros Jardim das Palmeiras; Jardim América; parte do Jardim Vera Cruz; Jardim Europa e Vila Romana.
Em segundo lugar com 15%, as incidências se encontram no bairro Emílio Zanatta e Alvorada, seguido pelo Jardim Santa Clara e Vila Barros com 14%. Todas as outras áreas também tiveram alto índice de notificações, inclusive na zona rural.
Segundo informações da supervisora de campo da Vigilância Epidemiológica, Ana Regina de Oliveira Nascimento, durante todo o ano, os agentes de controle dos vetores fazem orientações casa-a-casa orientando os moradores para manter o quintal limpo e assim, evitar doenças como a dengue, leishmaniose e da proliferação de escorpiões. “Ao encontrarem um escorpião não se deve ter contato com o inseto, deve-se colocá-lo com a ajuda de um utensílio dentro de um pote de vidro devidamente lacrado e levá-lo na Vigilância Epidemiológica”.
Assim que notificados, a VE disponibilizará dois agentes treinados e capacitados para saber de onde possa ter surgido o escorpião e realizar o almejo ambiental. Se a residência estiver muito suja, o morador será notificado para realizar limpeza, caso contrário terá que pagar uma multa.
Neste ano, a Santa Casa registrou o atendimento de duas pessoas picadas por escorpião, entretanto, Ana Regina salienta que há indícios de ter ocorrido mais casos que não foram registrados na Santa Casa, tendo em vista que no momento da inspeção nas residências, moradores informaram aos agentes de controle que foram picados.
A orientação é que dentro de três horas, após ser picado tanto pelo escorpião ou qualquer outro animal peçonhento, a pessoa deva procurar imediatamente o Pronto Socorro. Isso garantirá diagnóstico e tratamento mais eficaz.
SERVIÇO – A Vigilância Epidemiológica de Dracena funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h. Telefone: (18) 3822-2621.