Para estimular o ensino das disciplinas de física e química, a EE Professor Geraldo Pecorari de Junqueirópolis envolveu os alunos no projeto de construção e lançamento de foguetes de garrafa pet Projeto descobrindo as forças na construção e lançamento de foguetes. Trata-se do VI MOBFOG (MOSTRA BRASILEIRA DE FOGUETES) em que os alunos participaram de uma competição de lançamentos de foguetes de garrafa pet utilizando água pressurizada por uma bomba de encher pneus.
A iniciativa deu tão certo, que além da interação dos estudantes, entre os lançamentos catalogados, houve um destaque para o lançamento de 98 metros realizado pela aluna Kamila S. Pimenta.
As metragens foram enviadas para os organizadores da VI MOBFOG e a marca alcançada por Kamila foi classificada para o lançamento nacional, que será realizado em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro.
Kamila, acompanhada pelo professor coordenador Jefferson Tosche e pelo diretor Sidney Zenaro, participa do lançamento nacional e várias palestras, representando a escola e o Estado, nesta semana.
FOGUETE – Estudantes e professores de diversas regiões do país vão participar da 4ª edição da Jornada de Foguetes. São esperadas cerca de 500 pessoas. Além de material didático, os vencedores, esse ano, receberão um troféu em formato do foguete brasileiro Sonda III. Nos anos anteriores, eram réplicas do VLS (Veículo Lançador de Satélites). A iniciativa é da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e conta com o apoio da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), da Agência Espacial Brasileira (AEB), da Fundação Marcos Pontes, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
O programa ainda contará com palestras de astrônomos e especialistas em astronomia e astronáutica, além de oficinas didáticas. As atividades darão destaque especial à fabricação e à utilização dos foguetes brasileiros na área de pesquisa espacial.
Os grupos foram selecionados a partir da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), antiga Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBFOG). A edição de 2012 recebeu, aproximadamente, 40 mil participantes. A MOBFOG é aberta aos alunos de escolas públicas e privadas. A finalidade é avaliar a capacidade dos jovens de construir e lançar, o mais longe possível, foguetes feitos de garrafa pet ou de canudo de refrigerante.
Somente os participantes do nível 4 (projetos de foguetes de garrafa pet) são convidados para a Jornada. Além da distância dos protótipos, registrados em vídeo, os trabalhos também são avaliados por meio dos relatórios enviados pelos estudantes e professores à coordenação da Mostra. Caso a escola esteja dentro das regras e atinja o objetivo, é indicada. (Com informações da Agência Fapesp)