A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) multou nesta sexta-feira a empresa internacional Centurion Cargo por transtornos causados à ordem pública em R$ 2,8 milhões. No último sábado, o trem de pouso de um dos cargueiros da companhia quebrou e bloqueou a única pista de pouso do aeroporto de Viracopos (SP). A liberação da pista só ocorreu às 16h20 da segunda-feira.
Após a ocorrência, a Anac instaurou um procedimento administrativo para apurar o cumprimento do plano de emergência pela empresa aérea e pelo aeroporto. Uma equipe da agência reguladora foi mobilizada e acompanhou o caso desde a noite de sábado, quando o incidente ocorreu, até a retirada do avião da pista.
A Infraero, estatal administradora da maior parte dos aeroportos brasileiros, e a Advocacia-Geral da União (AGU) preparam uma ação para cobrar da Centurion Cargo, na Justiça, os prejuízos materiais decorrentes da interdição do aeroporto, que foram calculados em R$ 3 milhões. A AGU também vai cobrar danos morais do episódio, já que o terminal, que é um dos principais hubs da companhia Azul, ficou interditado por mais de 40h.
Na noite de sábado, o cargueiro MD11 da Centurion Cargo, teve um problema no trem de pouso esquerdo e acabou parando inclinado na pista do aeroporto, impedindo pousos e decolagens. A Centurion contratou uma empresa para remover a aeronave, que precisa ser nivelada antes de ser retirada da pista do aeroporto, um dos mais movimentados do País.