O candidato do PT, Donisete Braga foi eleito domingo (28), prefeito de Mauá (Grande São Paulo) para os próximos quatro anos. Braga teve 120.115 votos, o que corresponde a 57,14% dos válidos. A adversária Vanessa Damo (PMDB) obteve 90.098 votos (42,86%).
“Em Mauá você nunca pode subestimar os eleitores. Fizemos uma campanha com transparência e humildade, o resultado está aí. Vou ser prefeito de todos, de quem votou e de quem não votou [em mim]”, prometeu Braga em seu discurso após a vitória.
No final do primeiro turno, a diferença entre os candidatos era baixa – enquanto Donisete ficou em primeiro com 38,34% dos votos válidos, Vanessa Damo havia obtido 33,90%. A cidade foi uma das afetadas pela Lei Ficha Limpa.
O candidato Diniz Lopes (PR), que chegou a ficar em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto no início da campanha, teve sua candidatura indeferida em razão da reprovação das contas da Câmara de Mauá entre 2003 e 2006, quando presidiu o legislativo.
BIOGRAFIA – Braga é paulista de Flora Rica, mas mora em Mauá desde 1976. Nascido em 3 de maio de 1967, ele é formado em contabilidade e cursou também gestão de cidades. Foi eleito duas vezes vereador em Mauá. Em 2000, passou a deputado estadual e assumiu o mandato no ano seguinte, na vaga deixada por José de Fillipi Junior, que havia sido eleito prefeito de Diadema. Hoje exerce o quarto mandato como deputado estadual. (Colaborou: Marcos Vazniac).