São Paulo recebe nesta semana a maior competição mundial para atletas com deficiência em fase estudantil. As Paralimpíadas Escolares devem reunir mais de 1.200 competidores de 24 estados e Distrito Federal, entre hoje (17) e sexta-feira (19). A cerimônia de abertura aconteceria ontem (16), com a presença de autoridades do Governo Federal, do governador Geraldo Alckmin e da secretária Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella.
A dracenense Ana Paula da Silva Paulino faz parte do Projeto Ver, Ouvir e Movimentar da secretaria municipal de Educação em parceria com a Academia Estilo Livre integra a delegação paulista na competição de Natação, que acontecerá no período da tarde na piscina da Escola da Polícia Militar. A para nadadora é a única representante da natação da região da Alta Paulista e Alta Sorocabana.
Ana irá disputar os 200 metros nado livre, os 100 metros nado livre, os 100 metros nado de costas e os revezamentos. Apenas quatro para nadadoras paulistas com deficiência Intelectual formam a seleção estadual, que busca manter a hegemonia nesta categoria (B – 15 a 19 anos).
A para nadadora estará acompanhada do técnico Julio Cesar Monteiro que seguiria para a capital hoje pela manhã.
Monteiro diz que, apesar da inexperiência a jovem está preparada para a competição. “A categoria da Ana Paula é sem duvida a mais difícil da competição, além do elevado nível técnico, pois muitas das que representarão outros estados, já participam do Circuito Brasileiro. Além desta, temos também a diferença de idade da categoria, que é de 15 a 19 anos, e mais gritante é o fato de que a categoria dela ser a S14 (deficiente Intelectual), onde nadam todos os tipos de deficiências cognitivas, de limítrofe a mais severa”.
Conhecido por revelar novos talentos, o evento já teve a participação de atletas que hoje representam o Brasil em grandes disputas. É o caso de Alan Fonteles (ouro no Atletismo), Bruna Alexandre (Tênis de Mesa), Thierb Siqueira (Atletismo), Viviane Soares (Atletismo), Jhulia Karol (bronze no Atletismo), Ítalo Pereira (Natação), Natália Mayara (primeira brasileira no Tênis em Cadeira de Rodas numa Paralimpíada) entre outros.
Além do CPB, participam da organização das Paralimpíadas Escolares, o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência; e a Prefeitura de São Paulo, por meio das Secretarias Municipais da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, dos Transportes, da Saúde, de Esportes, Lazer e Recreação, de Educação e de Cultura. As informações são do professor Julio Cesar Monteiro.