O advogado dracenense Silas José (PSDB), 47 anos, foi eleito no dia 7/10, prefeito de Água Clara (MS) com 4.182 votos (52,67% do total), cidade onde reside desde 2004 e é vereador pelo segundo mandato. “Foi uma eleição muito disputada”, avaliou a campanha.
A vice-prefeita eleita com Silas é Valéria Travain Botacio Custódio pela coligação “Muda Água Clara” (PSDB-PR-PPS-DEM-PV).
O candidato a vice-prefeito da coligação concorrente também é dracenense, o delegado de Polícia, Aílton Pereira de Freitas.
“Água Clara tem muitos dracenenses. Possui extensa área territorial, 11 mil km2 de norte a sul, com muitas pontes e estradas vicinais. Proporcionalmente é um dos dez municípios que mais arrecadam no Estado”, informou. O orçamento deste ano é 2012, foi de R$ 56 milhões.
Como prioridades de sua administração, o prefeito eleito aponta a humanização no atendimento à saúde e o desenvolvimento econômico do município, para geração de empregos.
Silas informa que Água Clara possui a maior plantação de eucaliptos da América do Sul e para agregar esse potencial, está começando conversações para instalação de uma indústria de papel e celulose no município.
“Água Clara possui um rico potencial hídrico que beneficia a instalação de empresas. O objetivo é implantar um distrito industrial e instalar cursos profissionalizantes para capacitação de jovens e moradores em geral. Considero que a geração de renda é a locomotiva da administração pública”, ressalta.
Na Saúde, o objetivo é a construção de um novo hospital municipal. “O que temos é insuficiente para atender a toda a população”, explica. Na Educação, a meta é a construção de novas escolas municipais e trabalhar para o funcionamento das escolas em período integral.
HIDRELÉTRICA – “Em dezembro entra em operação a Usina Hidrelétrica de São Domingos, é o maior investimento da Eletrosul na região centro oeste e vai produzir energia para 700 mil pessoas, vai gerar Imposto Sobre Serviços (ISS) e royalties para o município. Água Clara está vivendo um momento bastante positivo, se preparando para a implantação novas empresas”, afirma
O município faz limite com Três Lagoas. “Que é tida como a cidade que mais cresce no país. “Ser vizinho de Três Lagoas é importante, Água Clara pode ser beneficiada, recebendo investimentos por isso”, enfatiza.
PECUÁRIA – O município possui aproximadamente 18 mil habitantes e tem o terceiro maior rebanho bovino do estado do Mato Grosso do Sul, com cerca de 1 milhão de cabeças. “A pecuária é uma importante fonte de arrecadação do ICMS para o município”, explica o prefeito eleito.
Também faz parte das propostas de Silas para Água Clara, criar uma empresa municipal de asfalto e saneamento básico no modelo da Emdaep de Dracena para ampliar a área pavimentada no município.
Outra característica de Água Clara, de acordo com Silas é a pesca. “O Rio Verde é o rio mais piscoso de pintado do centro oeste. Água Clara está de braços abertos para receber visitantes e empresários que queiram se instalar”, conclui o novo prefeito referindo-se ao incentivo ao turismo que pretende realizar na sua administração e da vice-prefeita.
O prefeito eleito é irmão do advogado dracenense, Írio José.