O prefeito e vice eleitos em Junqueirópolis, o advogado Hélio Aparecido Mendes Furini (PSDB) e a economista Nair de Souza Leite (PT), da coligação “Junqueirópolis por Você” que reuniu dez partidos, obtiveram na eleição de domingo (7), 8.244 votos, com apenas 15,02% de votos em branco, uma vez que foram candidatos únicos.
Furini administrará a cidade pela terceira vez e Nair de Souza é atual vereadora. Na sua avaliação, a campanha foi bastante tranquila, apresentando as propostas de governo que foram bem recebidas pela.
A expressiva quantidade de votos, na avaliação do prefeito eleito, é reflexo dos últimos 16 anos de administração no município, período em que governou a cidade (1997-2000 e 2001-2004) e nas gestões de Osmar Pinatto (PSDB-2005-2008 e 2009-2012).
“Na lógica política, o resultado da eleição decorreu de tudo o que aconteceu no município nesses últimos anos”, afirma Furini. Mesmo assim, ele pondera que o resultado ficou acima das expectativas.
“A união com o PT também foi muito importante para Junqueirópolis, vamos ter o apoio do governo federal e do estadual nas reivindicações para o município”, pontua o próximo prefeito. Apesar de candidatos únicos, ele ressalta que não houve negociações com os dez partidos da coligação para distribuição de cargos.
Sobre o relacionamento com a Câmara, Furini enfatiza que foram eleitos candidatos de bom senso e pretende trabalhar em harmonia com os vereadores, respeitando a independência do Poder Legislativo.
EMPREGOS: “Nossa prioridade será a geração de empregos, apesar de poucas obras de infraestrutura a realizar, a questão mais importante será essa. Vamos incentivar a instalação de novas empresas, dando sequência aos três distritos industriais, que ligam os dois trevos de acesso à cidade, o principal e o da entrada para o bairro Duas Barras”, explica.
“Em alguns casos isolados, poderemos apoiar a instalação da empresa, com desapropriação de áreas. De forma geral, manteremos o que está implantado e ampliar o desenvolvimento com projetos de investimentos como ocorreu com o prédio da Faculdade de Junqueirópolis”, enfatiza.
Neste projeto, a Prefeitura monta a estrutura do prédio e o coloca à venda para a iniciativa privada. “É estipulado um prazo para a empresa se instalar e o município terá o retorno financeiro com o dinheiro da venda parcelada do prédio, com acréscimos dos juros e correções”, explica. O projeto de incubadora de empresas é outra proposta para a geração de empregos.
Aliado a isso, o prefeito eleito informa que no programa de governo, estão incluídos novos cursos técnicos profissionalizantes, o fortalecimento da agricultura familiar, agro-indústria e fruticultura e apoio à Associação Agrícola.
SERVIDORES – Em relação ao funcionalismo municipal, o objetivo, conforme o novo prefeito, será manter o mesmo critério da política salarial nos últimos 12 anos, com reajustes que cobrem a inflação mais o ganho real, dentro das possibilidades do município.
“Nas demais áreas como Saúde e Educação, vamos buscar melhorar o que está dando certo, buscando sempre a evolução na administração. Vamos administrar com responsabilidade, seriedade e comprometimento, respeitando os princípios da ética e acima de tudo, com humildade, possibilitando à população se aproximar, sugerir e apresentar suas reclamações e propostas, que serão bem vindas. Nosso propósito é o bem de Junqueirópolis e sua população”, concluiu o prefeito.