Cinquenta e dois anos após fazer a receita que a tornaria muito conhecida em Dracena, abrindo as portas para sua carreira como cozinheira, doceira, boleira e professora de culinária, dona Thereza Passafaro Gonzalez, 82 anos, lança seu primeiro livro de receitas: “Culinária Frei Jacoba”. O lançamento será amanhã (26), das 19h às 21h, no Hotel das Dracenas. Toda a renda será revertida e distribuída entre as entidades – Avapac (Associação de Voluntários de Apoio ao Paciente de Câncer) e Ordens Franciscanas das igrejas Matriz, Nossa Senhora de Fátima e São Francisco de Assis, que ela ajudou a fundar.
A tão comentada receita foi um bolo artístico com corações e flores. Dona Thereza já era casada com o saudoso Antônio Gonzalez (Galego) e moravam há pouco tempo em Dracena, quando receberam o convite para uma festa de bodas, na casa de Miyahara, na cidade. Sem conhecer ninguém em Dracena e com poucos recursos financeiros, dona Thereza vislumbrou a oportunidade de presentear o sócio do marido e de consegui entrosamento. “Todos ficaram encantados com o bolo e pediram para ensinar”, lembra.
Ela passou a dar aulas para as senhoras japonesas que frequentavam a sede da Adec, localizada na avenida Rui Barbosa em frente à sede da Igreja Presbiteriana. Naqueles anos, a presença da colônia japonesa era maciça em Dracena.
Também não eram tão comuns e acessíveis os livros e revistas sobre culinária e gastronomia, para não falar dos programas de TV e muito menos da internet, que ainda não existia. Assim os modelos dos bolos, tortas e outros quitutes eram como ela mesma conta “inventados de sua cabeça”, com base nos temas que o cliente pedia, como desenhos infantis da época (Sítio do Pica-Pau Amarelo, entre outros).
O então prefeito, Osvaldo Paulino dos Santos, a contratou para dar aulas na extinta escola de culinária Mãe Lucinda. “Nunca mais faltaram encomendas. Dei aulas para ricos e pobres, em projetos, na igreja, aulas particulares. Enviava receitas para asilos, hospitais, cadeias. Aqui (Dracena) criei muita amizade, me senti valorizada”, revela.
Amanhã (26), a devota de São Francisco que aprendeu a cozinhar ainda criança para ajudar a mãe que enfrentou dificuldades quando o pai ficou cego, compartilha 700 receitas escolhidas com carinho pela nora Maria Antônia e conhecidas pelos filhos Marinês, Maristela, Arcanjo e Catarina, 11 netos e 12 bisnetos.
SERVIÇO – Lançamento do livro “Culinária Frei Jacoba”, de Thereza Passafaro Gonzalez, amanhã (26), das 19h às 21h, no Hotel das Dracenas. O exemplar custa R$ 50 e toda a renda será revertida e distribuída entre as entidades locais, Avapac e Ordens Franciscanas.