O PSDB paulista foi o maior vitorioso nas eleições municipais de 2012 no Estado de São Paulo. Dos 393 candidatos tucanos que disputaram a eleição, 173 foram eleitos. Outros sete candidatos do PSDB disputam, com grande chance de vitória, o segundo turno.
A informação é da assessoria de imprensa do partido ao enfatizar que o partido fez quase o dobro do número de prefeitos do segundo colocado, o PMDB, que elegeu 88 candidatos no pleito de 7 de outubro.
“Com o resultado, o PSDB administrará a partir de 2013 o maior número de cidades paulistas, totalizando aproximadamente 7 milhões de habitantes”, afirma a assessoria.
Dos 6.691 futuros vereadores dos 645 municípios de São Paulo, o PSDB elegeu 1.051 parlamentares. É a maior bancada eleita no Estado e representa 40% mais parlamentares que o partido segundo colocado, o PT, que elegeu 649 vereadores, somados todos os municípios.
“Desde o princípio definimos prioridades e estratégias e o resultado disso é que o PSDB continua sendo o partido político mais forte e importante em São Paulo”, concluiu o secretário geral do PSDB estadual, Cesar Gontijo.
“O resultado das urnas mostra que estamos no caminho certo e que as bandeiras do PSDB, como ética e gestão eficiente dos recursos públicos não estão defasadas, como alguns políticos da oposição querem fazer a população acreditar”, afirmou o presidente do Diretório Estadual do PSDB, deputado Pedro Tobias.
REGIÃO – Ao contrário do que ocorreu no Estado, na região de Dracena, o PSDB perdeu quatro Prefeituras que eram administradas por prefeitos tucanos. Em Panorama, que governa o município com o prefeito José Milanez Júnior (Ting-PSDB) por dois mandatos, foi eleito Luiz Carlos Henrique da Cunha (PPS).
Paulicéia, que também foi administrada por dois mandatos por Ronney Ferreira (PSDB), o vencedor desta eleição foi Mazinho (PV); em Tupi Paulista, Osvaldo Ferracini (PSDB) que administrou a cidade nos últimos quatro anos, será substituído por Osvaldo Benetti (PSD).
Em Irapuru, que por dois mandatos teve como prefeito Antonio Donizeti Cícero (PSDB), o vencedor da eleição foi Sílvio Ushijima (PSD). Em Nova Guataporanga, administrado pelo segundo mandato por Policarpo dos Santos Freire (Pulú), do PSDB, o vencedor é o seu atual vice, Molina, que pertence ao PPS, mas tem o PSDB na coligação partidária.
Em Ouro Verde, foi reeleito Henrique Biffe, do DEM. O PSDB não chegou a lançar candidato.