A Diretoria Municipal de Saúde de Junqueirópolis está distribuindo à população, folhetos de orientação para a construção e conservação correta das calçadas. Denominado “Calçadas acessíveis, um direito de todos”, o folheto mostra em fotos, tipos de calçadas irregulares existentes na cidade, que atrapalham os pedestres e podem até causar acidentes.

Entre os tipos de irregulares que constam no folheto, estão terrenos sem calçadas, outras obstruídas por buracos, rampas ou garagens de residências que avançam o passeio público e as que podem causar acidentes, principalmente quedas de idosos, com pisos escorregadios ou depressões.

Segundo a educadora de Saúde, Márcia Gomes, de início, o objetivo da distribuição do material é orientar a população, mas está sendo estudado uma forma de punição para o proprietário do imóvel que possui calçada irregular na residência.

“A quantidade de calçadas fora do padrão na cidade é alta, as construções recentes estão sendo acompanhadas pela Vigilância Sanitária e não será fornecido o habite-se se for constatado alguma irregularidade”, informa a educadora, ressaltando que esse não é só um problema local, mas ocorre na maioria das cidades na região.

Os folhetos serão entregues nas escolas da cidade e pelos agentes comunitários da Saúde, em todas as residências do município.