Um dia depois de colocar seu futuro no Palmeiras em dúvida, o atacante Hernán Barcos anunciou nesta quarta-feira que vai ficar no clube em 2013, mesmo com a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. Em vídeo divulgado por meio de sua conta oficial no Facebook, o Pirata disse que o amor que ele sente pelo Verdão falou mais alto na escolha, apesar do desejo de disputar a Copa do Mundo pela seleção argentina.

– Oi, gente! O amor e carinho que tenho pelo Palmeiras não troco por nenhum clube. Tenho um sonho que é jogar a Copa do Mundo, essa é minha vontade. Mas a única forma de eu sair do Palmeiras é com o clube recebendo uma proposta irrecusável, que não pode dizer não. Vou ficar no Palmeiras por amor. ‘Tamo junto’, e 2013 é nosso, eu acredito – disse o atacante.

A mensagem abafa as conversas em relação ao futuro do centroavante, que na segunda-feira havia até criticado o presidente Arnaldo Tirone – o mandatário assegurou que Barcos ficaria no Palmeiras, mas o jogador não gostou de não ter sido consultado antes. O clube diz que só o libera com o pagamento da multa rescisória de € 20 milhões (quase R$ 52 milhões), e por isso tem recusado até ouvir sondagens do exterior em relação ao atacante.

Em entrevista coletiva, o Pirata afirmou que o baixo nível técnico da Série B poderia prejudicar seu futuro na seleção, principalmente depois de uma conversa que teve com o técnico Alejandro Sabella. Disse também que a decisão era difícil, mas se mostrou mais convicto no vídeo divulgado nesta terça-feira.

O “fico” de Barcos tem um preço, claro. Nos próximos dias, a diretoria do Palmeiras deve oferecer um aumento salarial ao atacante, com renovação de contrato, e um projeto de exploração de sua imagem. O novo departamento de marketing do clube deve trabalhar em produtos e ações que fortaleçam a marca do Pirata no Brasil.