Com o período de chuvas se aproximando, a Diretoria Municipal de Saúde de Junqueirópolis participa da “Semana Estadual de Mobilização Contra a Dengue-2012”, iniciada ontem (19) com término previsto para sexta-feira (23).
Segundo a educadora de Saúde do município, Márcia Gomes, de janeiro a outubro foi registrado em Junqueirópolis, um caso de dengue autóctone (adquirido na cidade) e um importado.
“Apesar de o número ser baixo, a situação é preocupante, na Avaliação de Densidade Larvária (ADL), realizada em outubro, foi registrado um índice que está no parâmetro do preconizado pelo Ministério da Saúde (0,6%). No entanto, foram encontrados muitos recipientes em condições de se tornarem criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue”, informa Gomes.
Um dos recipientes mais encontrados foram os pratos de plantas e inservíveis (latas, potes e plásticos). “É importante que as donas de casas acatem as orientações dos agentes comunitários de saúde, que o prato seja justaposto (sem sobras nas laterais) ou furados”, explica. Já os recipientes inservíveis, de acordo com a educadora devem ser acondicionados de maneira correta, para serem recolhidos na coleta seletiva de lixo do município.
O alerta para a prevenção contra a dengue, se justifica principalmente no período de chuvas, pois a procriação do Aedes aegypti é muito rápida. “Mensalmente, o agente de saúde passa nas residências fazendo orientações”, ressalta a educadora. No estado de São Paulo, de janeiro a outubro foram registrados 20.821 casos de dengues autóctones e 1.024 em outros municípios.