A Secretaria Municipal de Saúde e Higiene Pública em parceria com Lions Clube Dracena Cinquentenário prepara na manhã deste sábado (24) o Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele e prevenção de Hanseníase. Os exames ocorrerão no Centro de Saúde Dr. Takashi Enokibara (Postão) das 8h às 11h. Os interessados também poderão procurar a Casa do Médico que estará realizando palestras e orientações à população. Serão distribuídas 200 senhas.
Os atendimentos serão acompanhados pelas dermatologistas Marilda Abreu e as irmãs Isabela e Fabiana Vincenzi. Os alunos do curso técnico de enfermagem do CEP/UME farão aferição da pressão arterial e avaliação do índice de massa corpórea (IMC), na Casa do Médico.
A informação é que os interessados estejam acompanhados do RG e cartão do SUS.
Os atendimentos (gratuitos) são preferencialmente indicados aos trabalhadores rurais (exposição ao sol por tempo prolongado); história familiar de câncer de pele; aparecimento ou crescimento de “pintas” pretas ou acastanhadas que mudam sua cor, textura, tornando-se irregular nas suas bordas; mancha ou ferida que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.
CUIDADOS – Cuidados básicos devem ser levados em consideração para prevenir um câncer de pele como: proteger a pele da exposição ao sol a qualquer hora do dia; usar sempre boné, chapéu, camiseta ou camisas de mangas longas; usar filtros solares com proteção contra os raios UVA e UVB; os locais do corpo mais expostos (como o couro cabeludo, os lábios, as orelhas, as mãos e os pés) são os mais pré-dispostos ao desenvolvimento do câncer da pele. Essas recomendações devem ser usadas mesmo em dias nublados.
HANSENÍASE – Diagnosticar a doença de maneira precoce evita que o paciente tenha seqüelas mais graves, como a incapacidade física. Além disso, o paciente medicado corretamente deixa de transmitir a doença às outras pessoas já no início do tratamento.
O paciente deve ficar atento ao aparecimento de manchas que não coçam; dormência ou formigamento no local e ausência de dor, no caso de cortes e queimaduras.
Confirmado o diagnóstico, o portador passa por tratamento de polioquimioterapia disponibilizado gratuitamente pelo SUS, que dura de seis meses a dois anos.
CAMPANHA – A campanha realizada anualmente no Centro de Saúde Dr. Takashi Enokibara atendeu 107 pacientes em 2011, dentre eles, 12 casos foram diagnosticados com câncer de pele.