A Associação Comercial e Empresarial de Dracena (ACE) em parceria com os alunos do 5° termo do curso de Direito da Reges e professores, prepara este mês, a campanha ‘Nome Limpo, Crédito Certo’. Será feito plantão na sede da ACE – rua Brasil – nos dias 20, 21, 22 e 23 de novembro, das 16h às 21h e, no dia 24, das 10h às 15h.
De acordo com a responsável pelo projeto, Luciane Picosse, a campanha tentará reduzir a lista de consumidores inadimplentes inscritos no Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) que hoje já são 8.883 consumidores e 15.312 dívidas no comércio local.
Luciane pontua que os lojistas interessados em participar da campanha devem inserir os nomes dos consumidores inadimplentes no SCPC até o dia 14 de novembro e aqueles consumidores que quiseram negociar suas dívidas devem comparecer ao plantão. “Só serão cobrados os débitos inscritos no SCPC e, por isso, a importância do comerciante negativar o quanto antes a sua carteira de crédito para que o consumidor possa negociar as dívidas”.
A orientação aos lojistas é que entre em contato o quanto antes com a Associação para saber os parâmetros de adesão à campanha. Para participar não é necessário ser associado da ACE.
O Serviço Central de Proteção ao Crédito esclarece que há dois tipos de consumidores inadimplentes: aqueles que se tornaram devedores por conta de alguma dificuldade financeira e aqueles que já fazem a compra com a intenção de não pagar. A maioria dos inadimplentes, no entanto, se encaixa na primeira condição e, por isso, acredita-se que com uma situação diferenciada, ele se esforçará para limpar o nome.
As dívidas das Casas Bahia serão negociadas com os próprios funcionários da loja que estarão no plantão na ACE. Serão oferecidos descontos maiores aqueles que tiverem débito com a empresa.
A campanha “Nome Limpo, Crédito Certo” é uma iniciativa da ACE em parceria com a Faculdade Reges.
CAMPANHA 2009 – Em 2009 foi realizada a primeira campanha de recuperação de crédito que obteve êxito nos trabalhos. Trinta e duas empresas locais participaram da campanha que conseguiram receber R$ 24.839,00 em dívidas, com 221 atendimentos e 103 dívidas negociadas.