A etapa de Dracena da Copa Brahma Barretos foi emocionante até a última montaria e o competidor Alex Aparecido Marcílio, de Macaubal foi quem acabou conquistando o título de grande vencedor. Após três rounds classificatórios, realizados entre os dias 9 e 11 deste mês, saíram os cinco finalistas que lutariam pela fivela da competição.
Juliano Rocha, de Floreal, que havia ficado na quinta colocação geral, encarou o touro Domenique, da Cia. Paulo Emílio, e não resistiu à força do animal. O quarto colocado Douglas Marinho, oriundo de Nhandeara, duelou com o animal Riachinho, também da Cia. Paulo Emílio, e não parou os oito segundos.
Na sequência, Jéferson Aparecido Rocchi, de Novo Horizonte, desafiou Divórcio, da Cia. 3Z Adriano e foi outro a perder o desafio para o touro. A decisão estava nas mãos do experiente Edgard Lázaro, de Londrina. Edgard montou Sucessor, da Cia. Boa Esperança, e seguiu o mesmo caminho dos demais, não conseguindo pontuar.
Com o título já assegurado, Alex Aparecido Marcílio não cumpriu os oito segundos sobre o lombo do Boicote, da Cia Paulo Emílio. Mesmo com a queda, Alex Aparecido comemorou a conquista, pois somou 264,25 pontos.
A segunda colocação geral ficou para Edgard Lázaro, com 239,50 pontos e o terceiro lugar para Jéferson Aparecido Rocchi, com 171,75 pontos.
O título do Dracena Rodeio Festival garantiu a Alex Aparecido Marcílio o direito de disputar a fase final da Copa Brahma Barretos, que acontecerá em Barretos no mês de agosto de 2013.