A Secretaria Municipal de Saúde e Higiene Pública de Dracena prepara até sexta-feira (23) a “Semana Estadual de Mobilização contra a dengue”, na cidade. Segundo informações da profissional de IEC da Vigilância Epidemiológica, Marisa Alves apenas os alunos das escolas municipais Vereador João Milan Barbosa e Luiza Rossa Ribeiro participarão do projeto agente por um dia. “Será uma sala de aula por escola que fará visita em residências junto aos agentes de controle de vetores da Vigilância, para localizar possíveis criadores do mosquito Aedes aegypti”, diz.
Faixas sobre a mobilização da dengue foram espalhadas pela cidade. Desde setembro devido à intensificação de chuva nesse período, os agentes de controle de vetores fazem o trabalho casa a casa verificando quintais e orientando os moradores dos cuidados em não acumular água parada.
Marisa salienta que de janeiro a outubro foram registrados em Dracena, 17 casos de dengue autóctone (adquiridos na cidade) e seis importados, dentre esses casos, há cerca de duas semanas foi confirmado um caso importado no município.
“Quando um morador está com suspeita de ter contraído a dengue é feito um bloqueio (verificar possíveis criadores do mosquito) em nove quadras próximas a residência do paciente e, quando o caso é positivo é realizado um bloqueio em 25 quadras, em seguida é feito o processo de nebulização”, afirma Marisa.