A Secretaria Municipal de Esportes divulgou ontem (8) que Dracena vai disputar a 2ª divisão dos 76º Jogos Abertos do Interior, que este ano acontece de 12 a 24 deste mês em Bauru, com 150 atletas em 15 modalidades.
A delegação dracenense viaja na segunda-feira (12) com os primeiros atletas. Ricardo Camuci, secretário municipal de Esportes, disse à reportagem que a Cidade Milagre vai disputar esses jogos nas modalidades de handebol masculino; tênis de mesa masculino e feminino; damas; natação; bocha, futebol feminino, natação PCD masculino e feminino, e tênis de campo masculino e feminino.
Segundo Camuci está tudo pronto para essa importante competição esportiva do interior.
Ele explicou que na categoria sub-21, dos Jogos Abertos, jogam equipes que foram campeãs nos Jogos Regionais e na categoria livre, os campeões e vice de cada região.
A abertura oficial dos jogos está marcada para a próxima sexta-feira (16), ás 19 horas, no Sambódromo de Bauru.
Ricardo Camuci afirmou ainda que entre as modalidades que Dracena vai participar, as que têm mais chances de medalhas são a natação PCD, handebol masculino, tênis masculino e feminino, dama e a natação.
O basquete masculino e o Biribol de Dracena que têm muito bem representado a cidade em outras competições, não estarão competindo nos Jogos Abertos.
. Dracena estreia no dia 14 com a Bocha jogando contra Osasco, o tênis de mesa enfrentando Vinhedo, e o handebol masculino pegando Suzanópolis.
Da região da Nova Alta Paulista, além de Dracena, disputam os Jogos Abertos, os municípios de Junqueirópolis, Ouro Verde, Osvaldo Cruz, Lucélia e Tupi Paulista. Entre as maiores cidades do estado inscritas estão Bauru, São Caetano do Sul, São Carlos, Americana, Botucatu, Limeira, Marília, São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Praia Grande, Piracicaba, Indaiatuba e Taubaté, entre outras. Estão inscritas 250 municípios.
HISTÓRIA – Os Jogos Abertos do Interior começaram em 1936, quando foi organizada a primeira edição da competição, em Monte Alto, interior de São Paulo. À frente dessa empreitada estavam Horácio “Baby” Barione, ex-jogador de basquete de importantes clubes da capital paulista, e Manuel Carvalho Lima, então presidente da Associação Montealtense.Com o nome de “Campeonato Aberto do Interior”, a competição reuniu seis cidades que disputaram jogos de basquete. O título ficou com a cidade mineira de Uberlândia, que jogou contra Franca, Mirassol, Monte Alto, Olímpia e Piracicaba.
Em 1937, os Jogos Abertos aconteceram em Uberlândia. Essa foi a única vez em que a competição aconteceu em uma cidade fora do Estado de São Paulo. Mais uma vez, os mineiros conquistaram o título. Nesse ano, a novidade foi a integração da modalidade natação às disputas.
No ano seguinte, os Jogos Abertos do Interior ganharam o reforço das competições de atletismo. Na competição realizada em Sorocaba, Uberlândia conquista o seu tricampeonato, curiosamente na sua última participação. Com três modalidades, o evento começou a ganhar as suas características atuais e abriu espaço para a entrada de mais modalidades, se transformando na maior festa esportiva do Estado de São Paulo, em que competem todos os anos os maiores atletas do Brasil.
Nesses 75 anos, apenas uma vez os Jogos Abertos não aconteceram. Foi em 1989, quando uma greve de professores da rede estadual de ensino inviabilizou a utilização das escolas estaduais como alojamento. As competições voltaram no ano seguinte, com a disputa na cidade de Araçatuba.
Em 2008, outra novidade importante foi implantada: a separação das cidades em duas divisões. Naquele ano, 12 cidades participaram da 1ª Divisão, enquanto o restante esteve na 2ª Divisão. Desde então, essa estrutura foi mantida.