A segunda edição do Congresso de Surdos começa hoje (2) e termina no domingo (4), na Câmara Municipal, com a participação de dezenas de participantes oriundos das microrregiões de Dracena, Pirapozinho, Presidente Prudente e Tupã. O encontro que este ano abordará o tema ‘Liberdade, é um curso de formação e difusão da Libras (Língua Brasileira de Sinais), realizado pelo Ministério Kerigma da Igreja Batista de Panorama.

Entre os inscritos, a maior procura pela atividade partiu dos professores com foco na educação especial na área de Libras implantada na rede municipal e estadual, onde há poucos profissionais capacitados para este tipo de inclusão.

Parceria entre a organização do evento com a Secretaria Municipal de Educação fornecerá aos participantes certificados de 30 horas com validade para contagem de títulos em concursos.

Para a organizadora do Congresso e especialista em Libras, Adverilda Alexandre da Silva Costa, o evento será um momento para a democratização da Libras, mostrando a liberdade e a participação do surdo na construção do pensamento sobre a inclusão da língua na sociedade.

Uma das surpresas do Congresso será a mesa de discussões entre surdos sob a direção do grupo prudentino ‘Surdos Gerados por Deus’. A maior parte do evento será em Libras ficando a língua portuguesa como segunda opção de comunicação entre os ouvintes.
“Teremos a oportunidade de ouvir sobre a inclusão partindo do próprio surdo. O manifesto deles agora é a criação de uma escola bilíngue. Se a primeira língua dele é a Libra como ele começa aprendendo pela segunda língua, no caso a portuguesa”, questiona a especialista sobre a adaptação do bilíngue na atividade.

Os palestrantes são o pastor Salomão Dutra Lins; Heder Anchieta (intérprete) e Carlos Alberto Rodrigues.