Fortes emoções
Os servidores públicos municipais estão vivenciando situações insólitas, nos finais de mandato de alguns prefeitos. Aqui, por exemplo, os funcionários ganharam um ponto facultativo inédito, no dia de ontem. Os autores da medida justificaram que os beneficiados, com a folga, poderiam se preparar adequadamente para os festejos de hoje, quando a comunidade comemora mais um ano de fundação.
Odorico de saia
Em Pederneiras, pujante cidade situada entre Bauru e Jaú – quase às margens do rio Tietê, a prefeita Ivana Camarinha decretou, desde novembro, que todas as sextas-feiras são pontos facultativos na municipalidade. Dessa maneira, ambiciona enxugar as dívidas e não passar as rédeas do município com os cofres arrasados. O Ministério Público interveio rápido, exigiu o fim do ato de exceção e o expediente de ontem foi normal.
Situação complicada
Ontem, o Tribunal Superior Eleitoral impugnou a candidatura e anulou os votos concedidos a Valter Luiz Martins (PSDB) à prefeitura de Osvaldo Cruz. Martins assinalou que acata a decisão da ministra Laurita Vaz, mas garante a interposição de recurso para confirmar o resultado das urnas. Também reclama que o ato do TSE atrapalha seu trabalho à frente do executivo, pois fica impossibilitado de praticar algumas ações urgentes.
Só morto
Assim como o desaparecido cantor Belchior, o arquiteto Oscar Niemeyer também tinha pavor pelas viagens de avião. Após seu falecimento na terça-feira, fez duas viagens – uma para Brasília e outra de volta para o Rio onde foi sepultado. Quando os compromissos exigiam deslocamentos aéreos, Niemeyer driblava a paúra com generosas doses de uísque.
Festa musical
O responsável pela coluna agradece o convite do amigo Adilson Delaim para estar, às 20 horas de hoje, na câmara municipal de Panorama. Lá, realiza-se a colação de grau de piano de Ivana de Oliveira Cotrim e de Mariah Linhares Delaim, assim como a formatura em teclado de Cesar Augusto La Retondo da Silva e Kamilli Acosta Possari Calazans. A professora Marjúri A. Navarrete Linhares Delaim é a mestra e paraninfa da turma.
Se beber confira
A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) efetuou pesquisa em 19 bares da capital e assegura que, em 11 deles (58%), os proprietários cobraram a mais dos frequentadores. Num bar da rua Fidalga, no bairro Pinheiro, “engordaram” a conta com 13 chopes a mais. Num estabelecimento da rua da Consolação, acrescentaram 11 bebidas não solicitadas.
Os tempos mudaram
Outrora, como diriam os saudosistas, as festas de aniversário das cidades eram realçadas por um grande amistoso de futebol, num estádio municipal apinhado de torcedores locais e de toda a região. O dracenense recorda que, em 8 de dezembros do século passado, aqui se exibiram Noroeste de Bauru, XV de Jaú, Guarani de Campinas. Referidas agremiações que levantaram o público no velho Írio Spinardi também sentiram o efeito de gestões amadorísticas e da falta de planejamento. Atualmente, cumprem jornadas pífias em campeonatos sem expressão da FPF e da CBF.
Língua afiada
Passados 7 dias, tem um são-paulino que ainda comemora o triunfo do quadro reserva do tricolor sobre o Corinthians, na derradeira rodada do Brasileirão. Segundo ele, o placar foi Nosso Banco 3 x 1 Caixa.