O governador Geraldo Alckmin e o prefeito de Botucatu, João Cury, assinaram ontem, 26, convênio para transferência da administração do Aeroporto Estadual Tancredo de Almeida Neves (Botucatu) para o município. O documento será encaminhado pelo Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp), nesta semana, para a Secretaria de Aviação Civil (SAC) da Presidência da República para colher a assinatura do órgão.
“Aerovia é a modal de transporte que mais cresce e o aeroporto é o equipamento mais importante. Nós vamos ajudar com uma bela parceria, com a fábrica da Embraer aqui presente, com a indústria aeronáutica. Nós vamos dar um grande salto”, ressaltou o governador Alckmin.
O aeroporto será administrado pelo município de Botucatu a partir do primeiro trimestre de 2013. A assinatura do convênio atende a uma solicitação da prefeitura, que responde pela manutenção e operação do aeroporto perante os órgãos da Aeronáutica.
O Daesp, que administra o aeródromo desde 1981, coordena todo o processo de transferência. Nesse período, o departamento faz o inventário dos bens (móveis e utensílios) e equipamentos do aeródromo e irá sub-rogar os contratos comerciais e administrativos de serviços, como vigilância e limpeza, à prefeitura de Botucatu.
Em relação às áreas comerciais concedidas para atividades aeronáuticas, como hangar e oficina de manutenção de aeronaves, são feitos aditamentos contratuais, respeitando os termos acordados com o Daesp na época das assinaturas. Por fim, após a execução dessas providências, é assinado o Termo de Entrega e Recebimento do aeroporto, quando a prefeitura de Botucatu passa a administrar oficialmente o aeroporto.
O aeroporto de Botucatu opera com aviação geral (executiva e táxi aéreo). Possui pista de 1.500 m, terminal de passageiros com 310 m2 e estacionamento para 20 veículos. Está localizado a 20 km do centro da cidade. O aeródromo também sedia oficinas de manutenção de aeronaves em áreas concedidas pelo Daesp. De janeiro a novembro de 2012, Botucatu recebeu 550 passageiros, 1.688 pousos e decolagens. Em 2011, movimentou 518 usuários e 1.876 pousos e decolagens.