Prefeitos e vereadores eleitos nas eleições municipais de outubro serão diplomados na próxima sexta-feira (7), pela Justiça Eleitoral da 175ª Zona Eleitoral de Tupi Paulista, a partir das 9 h, no salão de eventos da Cestupi. Ao todo serão sete prefeitos e 63 vereadores, pertencentes aos municípios de Tupi, Monte Castelo, Pau D´Alho, Paulicéia, Panorama, Nova Guataporanga, e Santa Mercedes.

Segundo a responsável pelo cartório eleitoral, Hélia Yumie Miyagaki Taya, suplentes deverão retirar seus diplomas, após o dia da diplomação, no expediente do cartório eleitoral de segunda a sexta-feira (12h ás 18h).

De acordo com Hélia Taya, a partir da diplomação, começa o prazo de três dias para dar entrada com recurso contra expedição dos diplomas, cabível nos casos inseridos no artigo 262 do Código Eleitoral.

“A partir da data da diplomação, também tem início o prazo de 15 dias para ação de impugnação de mandatos eletivos, previsto no artigo 14, parágrafo 10, da Constituição Federal.

PANORAMA- Em Panorama, o prefeito eleito, Luiz Carlos Henrique da Cunha (PPS), está recorrendo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em Brasília, do processo de compra de votos denunciada nas eleições municipais de 2008.

O promotor eleitoral Fernando Galindo Ortega, disse que se manifestará sobre o caso, porém citou artigo de lei eleitoral expressando que “enquanto o TSE não decidir o recurso interposto contra a expedição do diploma, poderá o diplomado exercer o mandato em toda a sua plenitude”.