Por conta do Natal e Ano Novo, seis unidades prisionais da região vão liberar 1.483 presos do regime semiaberto para passarem os feriados fora dos presídios. Segundo prevê a Lei de Execução Penal (LEP), eles serão beneficiados pela saída temporária e podem ficar até sete dias longe das prisões.

Nessa sexta-feira (21), a partir das 7h, a Penitenciária Feminina de Tupi Paulista vai liberar 97 presas; da Penitenciária Wellington Rodrigo Segura, de Presidente Prudente, saem 219; a Penitenciária Zwinglio Ferreira, a P1 de Presidente Venceslau, libera 56; e do Centro de Ressocialização de Prudente saem 48 detentos.

No domingo (23), o Centro de Progressão Penitenciária de Pacaembu vai liberar 1.044 presos para a “saidinha”. Já da Penitenciária de Lucélia saem 19 presos.

O retorno dos detentos depende de cada unidade e dos dias concedidos pelo juiz corregedor, mas as voltas devem ocorrer depois do Natal e depois do Ano Novo. Caso os presos não retornem na data prevista passam a ser considerados foragidos da Justiça e terão que cumprir pena em regime fechado.