Será sepultado hoje (5), às 9h, no Cemitério Municipal de Junqueirópolis, o corpo do auxiliar de caldeira, Paulo Sérgio da Silva,36, que faleceu ontem (4), por volta das 6h, na Santa Casa de Dracena. Ele estava internado há 14 dias na UTI, com suspeita de hantavirose.

Segundo a irmã de Paulo Sérgio, Maria Helena da Silva, o exame com a causa da morte, para o atestado de óbito, estaria pronto ontem à tarde. Ele informa que na UTI, Paulo Sérgio estava em coma induzido e recebia tratamento contra a hantovirose.

“As suspeitas médicas eram de 95% de ser hantavirose”, informou a irmã. Um dos principais sintomas que Paulo Sérgio apresentava, segundo Maria Helena, era insuficiência respiratória.

“Ele não respirava direito, foi muito rápido, após sentir os sintomas e o exame confirmou que seu pulmão estava branco”, afirmou.

Segundo Maria Helena, Paulo Sérgio trabalhava há cerca de seis anos na aérea industrial, como auxiliar de caldeira em uma usina de álcool na cidade.

A educadora de Saúde do município, Márcia Gomes, informou que esse foi o primeiro óbito registrado com suspeita de hantavirose no município neste ano. “No ano passado, houve dois casos, com um óbito, também de um ex-funcionário da usina”, informa Gomes.

A educadora explicou que na semana passada, esteve no setor industrial da empresa, onde Paulo Sérgio trabalhava e confirmou que a usina vem realizando medidas de prevenção, combatendo os ratos silvestres, que são os transmissores do hantavírus, incluindo armadilhas para captura desses roedores.

Márcia explica ainda que o paciente foi atendido no Pronto Atendimento local, no dia 19 de novembro, e como o quadro que apresentava era suspeita de hantavirose, Paulo Sérgio foi transferido com urgência para a Santa Casa de Dracena, sendo encaminhado à UTI, onde ficou internado até ontem, quando faleceu.

A coleta de sangue de Paulo Sérgio foi realizada no mesmo dia e de acordo com Márcia Gomes, as análises estão sendo feitas pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo e demora cerca de um mês para ficar pronto. O resultado do exame no Adolfo Lutz, confirmará se o auxiliar de caldeira estava com hantavirose.

De acordo com a irmã, Paulo Sérgio completou 36 anos no último dia 27, quando estava na UTI. O corpo de Paulo Sérgio da Silva estava sendo velado ontem à tarde no Velório Municipal e o sepultamento foi feito pela Funerária Bom Jesus.