Com a chegada do fim do ano, aumenta o número de festas e comemorações, na maior parte dos casos há consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Consequentemente, os acidentes se tornam frequentes; um problema para um período em que o número de doações de sangue cai em média 30%, segundo a Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo.

Essa queda leva a Secretaria a convocar a população do Estado a doar sangue antes do período das festas de Natal e Ano Novo, visando suprir os estoques para uma época em que atendimentos de emergência e transfusões são regulares. O Estado conta com o funcionamento de 100 postos de coleta de sangue.

Em Dracena, a demanda varia anualmente de acordo com a quantidade de acidentes. O Banco de Sangue da cidade mantém um estoque estável, porém baixo. E como acontece no restante do Estado e do País exige-se o aumento da coleta.

De acordo com a enfermeira do Banco, Maria Inês Cremon, muitas pessoas doam em função do atestado médico, o que contribui para a provisão.  Mas em um período específico o déficit nas doações agrava o problema. “A tendência é dar uma diminuída entre o dia 20 de dezembro e meados do dia 15 de janeiro”, afirma Maria Inês.

Para aqueles que se interessam em doar sangue, principalmente nessa época do ano, o Banco de Sangue de Dracena funcionará normalmente, com exceção dos feriados – 25 de dezembro e 1º de janeiro, de segunda a sexta-feira, das 7 às 11h. Para doar sangue, basta ter entre 16 e 67 anos, estar em boas condições de saúde, estar alimentado, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto. É recomendável evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente.

SERVIÇO – O Banco de Sangue atende ao lado da Santa Casa de Dracena. Mais informações pelo telefone: (18) 3821-8466.