Encerra amanhã, 6, o prazo para o eleitor que não votou no primeiro turno da eleição, dia 12 de outubro, justificar a sua ausência na urna. O Requerimento de Justificativa Eleitoral (JRE) pode ser obtido gratuitamente nos Cartórios Eleitorais ou ser baixado em formato PDF no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A justificativa deve ser apresentada em qualquer cartório eleitoral do país.
O chefe do Cartório Eleitoral de Dracena, Moacir Auresco, informa que a justificativa só será aceita, se o eleitor apresentar a comprovação de não ter comparecido na urna, como um atestado médico e até passagem de ônibus, confirmando que estava em trânsito.
“Tem que ser algo concreto que justifique a ausência “, informa Auresco. Além do requerimento devidamente preenchido, o eleitor terá de apresentar um documento com foto, que pode ser a carteira de identidade.
Quem não votou no dia 12 de outubro e não justificar até nesta quinta-feira, terá que pagar uma multa de R$ 3,51.
Quem não justificou ou não recolheu a multa, estará em débito com a Justiça Eleitoral e sem a quitação eleitoral, fica impedido, entre outras medidas, de tirar passaporte, inscrever-se em concurso público e renovar matrícula em estabelecimento de ensino.
Quem deixar de votar e não apresentar justificativa por três eleições, considerando cada turno uma eleição, tem o título cancelado.